» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Bandas de fanfarra se apresentam na 4ª edição do Governo Presente
23/07/2016 - 14h15m

Bandas de fanfarra se apresentam na 4ª edição do Governo Presente

Encontro aconteceu no município de Pão de Açúcar

Bandas de fanfarra se apresentam na 4ª edição do Governo Presente

As bandas fanfarra são patrimônio cultural reconhecido como um dos mais representativos do Estado (Foto: Yasmin Assis)

Texto de Teresa Machado e Yasmin Assis

Músicas, cores e dança. Assim começou o segundo dia Governo Presente – Sertão, no município de Pão de Açúcar. Com a orquestra afinada e coreografias impecáveis, as filarmônicas da região participaram do I Encontro de Bandas de Fanfarra, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado. O evento reuniu mais de 400 músicos do município ribeirinho e de Ouro Branco, Dois Riachos e São José da Tapera.

“As bandas fanfarra são patrimônio cultural reconhecido como um dos mais representativos do Estado. Nosso objetivo é fortalecer, apoiar e promover ainda mais os grupos musicais, atraindo nossos jovens à arte, desenvolvendo seus potencias para música, dança e demais vertentes culturais”, disse a secretária Mellina Freitas.

Concentrados no coreto em frente à Igreja Matriz, os grupos de fanfarra agitaram o centro da cidade ao som dos instrumentos de sopro e percussão. Sob a regência do maestro João Almeida, a banda marcial João Paulo II, de São José da Tapera encheu de alegria as ruas da cidade, tocando canções de vanguarda e também atuais. “Viemos com muita felicidade participar deste encontro. Foi uma grande confraternização entre os músicos sertanejos”, destacou.

O encontro atraiu a atenção dos moradores que pararam para assistir ao espetáculo de música, evoluções e riqueza dos figurinos. A baliza Airly Alves, 20 anos, da banda de fanfarra Mestre Idalino, do município de Pão de Açúcar, fala da dedicação do grupo para as apresentações. “Nós utilizamos a dança para incrementar a banda, trazendo movimento, leveza e arte ao espetáculo que está sendo apresentado”, explicou a dançarina que participa do grupo desde os 14 anos.

O encontro de fanfarras atraiu centenas de turistas para o espetáculo de música, evoluções e riqueza dos figurinos. O pequeno José Wilker é uma atração à parte na banda de fanfarra Senador Rui Palmeira, de Pão de Açúcar. Com apenas 11 anos, ele chama atenção por sua habilidade tocando surdo.  “Eu aprendi a tocar na escola. Para mim é os ensaios são os melhores momentos do dia”, falou.

“Foi um evento muito importante para mobilizar a produção musical, além de divulgar o trabalho desenvolvido nas escolas, incentivando a formação pedagógica dos jovens músicos”, disse o secretário municipal José Carlos.