Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Biblioteca encerra comemorações dos 151 anos com atividades culturais
07/07/2016 - 14h05m

Biblioteca encerra comemorações dos 151 anos com atividades culturais

Personalidades da literatura se reuniram no Centro de Maceió

Biblioteca encerra comemorações dos 151 anos com atividades culturais

Atividades lúdicas fizeram o alagoano despertar para o prazer da leitura. (Fotos: Ascom Secult)

Texto de Yasmin Assis

Para finalizar as comemorações alusivas aos seus 151 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, a Secretaria de Estado da Cultura realizou, nesta quinta-feira, 7, no calçadão da rua do Comércio ações lúdico culturais. Entre as atividades, contação de história, apresentações musicais, declamação de poesia, literatura de cordel e um espaço dedicado para leitura infantil.

 

“As atrações foram dinâmicas, atraindo um grande público para a nossa tenda. Todos puderam interagir com o nosso universo literário de forma lúdica e divertida”, disse a coordenadora da Biblioteca, Mira Danta.

 

O stand montado também foi palco para o jovem Sílvio, deficiente visual estudante da Escola Estadual Cyro Accioly, que recitou o poema “Eu Vi”, de autoria própria. Além dele, estiveram presentes os cordelistas Jorge Calheiros e Manoel Antônio; e os escritores membros da Confraria, Nós Poeta.

 

 

 

“A Biblioteca está perto de todos nós, mas as pessoas não conhecem. O evento expõe e chama para que todos possam usufruir dos recursos que a biblioteca oferece. O principal objetivo dos três dias é divulgar e difundir nosso equipamento cultural”, ressaltou a escritora Fátima Maia, autora dos livros infantis Cria e Recrear, Histórias de Tabititati e Tabititati e os mitos da floresta.

 

As atrações artísticas ficaram por conta dos grupo Olha o Xote e contações de história com as companhias Conta aqui, Conta acolá (BIBLIOCOOP) e Literando.

 

 

 

Além dos artistas e espectadores locais, houve a presença de diversos municípios durante o evento, como a Secretária de Cultura de Lagoa da Canoa e representantes dos municípios de Santana do Mundaú, Piaçabuçu, Ibateguara, Paulo Afonso, Flexeiras, Cajueiro e São José da Lage.

 

A Biblioteca

Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. Reaberta em novembro do ano passado, depois de ser restaurada e modernizada, o local conta com um espaço multicultural e dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes.

 

 

 

A biblioteca também conta com os projetos ‘Hora do Conto’, ‘Biblio Tour’, ‘Cordel & Prosa’, ‘Cinemateca’, ‘Papo de Mestre’ e ‘Inclusão Digital’, como meios de interação mais ativa do público com a informação.

 

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro de Maceió e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h. O espaço também conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas de grupos turísticos e turmas escolares, pelo número 3315-7877.

Ações do documento