Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Biblioteca Pública Estadual comemora aniversário com programação cultural
09/06/2016 - 16h00m

Biblioteca Pública Estadual comemora aniversário com programação cultural

Palestras, oficinas literárias e recitais de poesia estão entre as atividades culturais previstas.

Biblioteca Pública Estadual comemora aniversário com programação cultural

Programação do Simpósio inclui apresentações artísticas, recital de poesias, palestra, contação de histórias, oficinas e exposição de livros (Foto: Neno Canuto)

Texto de Daniel Borges

Em comemoração aos 151 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) preparou uma programação especial. A abertura oficial acontecerá no dia 5 de julho, às 9h, no auditório do equipamento cultural. As atividades seguem até o dia 7, com ações também no Calçadão do Comércio.

 

Com o eixo temático “Leitura e suas facetas: espaços de formação de leitor”, a programação traz, paralelamente, o VIII Encontro Alagoano Proler, VI Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas e Encontro de Cordelistas.

 

Durante os três dias, também serão realizadas apresentações artísticas do Coral de Cegos Carlos Gomes, grupos Mumbaça e Olha o Xote, recital de poesias com a Confraria: Nós poetas; palestra sobre “A leitura e suas diversas facetas”; contação de histórias e oficinas de preservação e restauro de documentos, confecção de diário de leitura, leitura inclusiva, fanzine, leitura e arte corporal e cordel. Além disso, o calçadão do Comércio recebe uma exposição de livros de escritores alagoanos, no dia 7.

 

A programação completa está disponível no link http://bit.ly/1YgmITo. Os interessados em participar das oficinas e palestras devem se inscrever através do e-mail bpe.alagoas@gmail.com ou pelo telefone 3315-7877.

 

A Biblioteca

 

Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. Reaberta em novembro do ano passado, depois de ser restaurada e modernizada, conta com um espaço multicultural e dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes.

 

A biblioteca também conta com os projetos ‘Hora do Conto’, ‘Biblio Tour’, ‘Cordel & Prosa’, ‘Cinemateca’, ‘Papo de Mestre’, como meios de interação mais ativa do público com a informação.

 

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro de Maceió e funciona de segunda a sexta, no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço.

Ações do documento