Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias "Boi de Carnaval" é tradição nos festejos de momo em Alagoas
19/02/2015 - 09h12m

"Boi de Carnaval" é tradição nos festejos de momo em Alagoas

Folguedo popular ganha as ruas nos dias de carnaval

"Boi de Carnaval" é tradição nos festejos de momo em Alagoas

Teresa Machado

O carnaval brasileiro é a manifestação popular mais conhecida no mundo. Essa é uma das principais e mais esperada festas do ano, que a tradição européia trouxe ao Brasil. O carnaval alagoano tem sua memória, histórias e tradições, sendo parte integrante desse festejo cultural e também folclórico.

Alagoas possui um dos mais ricos, variados e autênticos folclores do país. Nos dias que antecedem a 4ª feira-de cinzas, a festa dos foliões alagoanos se caracteriza pelo uso de disfarces, máscaras, danças e muito batuque. Nos festejos momescos, embora o frevo também seja um importante componente de nossa identidade cultural, é uma brincadeira "de boi" que marca o carnaval do nosso Estado.

Nessa época do ano, a tradição do "Boi de Carnaval" mobiliza diversas comunidades locais, contagiando a todos pelas cores vibrantes e ritmos marcantes ao som da bateria. A brincadeira é formada pela figura do boi ornamentado com chita e brilhos, que é carregado geralmente por um rapaz, um vaqueiro que conduz o boi, um grupo de percussão e a garotada vestida de bobos mascarados, assustando o público presente.

O fundador da Liga dos Bois de Alagoas, Zé do Boi, destaca a manifestação livre do folguedo. "A brincadeira do bumba-meu-boi é democrática, qualquer pessoa participar.  Dançando, encenando ou batucando, sendo vaqueiro ou sendo o boi, a animação é garantida", afirmou.

A LENDA DO "BOI"

Conta a lenda que a esposa de um vaqueiro chamado Francisco, estava grávida e desejou comer rabada de boi. Para satisfazer o desejo da esposa, o vaqueiro matou o animal de estimação do patrão dele. O patrão ficou enfurecido e quando pensou em punir o vaqueiro, o boi ressuscitou e todos festejaram. Daí surgiu a lenda do bumba-meu-boi. Os bois que surgem em Alagoas recebem influência dos bumbas, reisados e guerreiros.

Ações do documento