» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Calabar é homenageado nas comemorações do bicentenário de Alagoas
18/07/2017 - 12h50m

Calabar é homenageado nas comemorações do bicentenário de Alagoas

Programação inicia nesta terça-feira (18) e segue até dia 22, em Porto Calvo, município onde nasceu e morreu

Calabar é homenageado nas comemorações do bicentenário de Alagoas

Secretário Enio Lins será palestrante nesta terça-feira (18), na abertura da semana que homenageia Calabar, nascido e morto no município de Porto Calvo, dentro das comemorações do bicentenário de Alagoas. André Palmeira

Texto de Maria Barreiros

As comemorações do bicentenário de emancipação política de Alagoas não param. Neste mês de julho, o Governo do Estado relembra a vida do alagoano Domingos Fernandes Calabar. A semana, que leva o nome do homenageado nascido e morto no município de Porto Calvo, no Século 17, pretende discutir as raízes de alagoanidade, antes de 1817.

A partir desta terça-feira (18), até o dia 22, o Governo de Alagoas e a Prefeitura de Porto Calvo prepararam um programação alusiva a Calabar. Professores e alunos da rede pública estadual são os principais públicos da ação. Segundo o secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, que será um dos palestrantes do evento, Calabar, assim como Zumbi, foi um dos primeiros ícones que manifestaram a realização de uma comunidade diferenciada, que, posteriormente, em 1817 tornou-se o reconhecimento da emancipação política do Estado.

“A Semana Calabar terá como centro o município de Porto Calvo, porque lá, o senhor de engenho que ajudou os holandeses nasceu e morreu. A decisão dele foi considerada um diferencial, ao sul da então capitania de Pernambuco. Posso dizer que é uma das primeiras manifestações de alagoanidade e distinção, entre a região que hoje é Alagoas e a que é Pernambuco. Devemos sim, a Calabar, a emancipação de Alagoas, assim como a Zumbi. Eles representam as raízes alagoanas. Por isso, não interessa apenas a Porto Calvo, mas a todo o estado,” destacou Lins.

Confira a programação:

18/07- Palestra: Calabar: Traidor ou herói?

Palestrante: Enio Lins, secretário de Estado da Comunicação.

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Porto Calvo.

19/07- Concurso Melhor Redação; Atração Musical Artista da Terra

Horário: 21:00hs.

19/07 Arena Gastronômica com atração musical, Banda Vênus.

20/07- Cine Calabar

Filme: Calabar

Horário: 20:00hs.

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Porto Calvo.

20/07- Concurso melhor redação na sede da Secretaria  de Estado da Cultura, às 9h, e a noite o filme Calabar.

21/07- Leitura Dramatizada do Poema Calabar de Ledo Ivo.

Associação Teatral das Alagoas – ATA

Direção: Ronaldo de Andrade

Local: Centro Comunitário

Horários: Manhã: 8h. (Alunos do turno Matutino)

Tarde: 13h. (Alunos do turno Vespertino)

Noite: 19:30h. (Alunos do turno Noturno)

22/07: Peça Musical Calabar, Herói em Busca Do Brasil, baseada na obra de Chico Buarque e Ruy Guerra, O Elogio da Traição.

Direção: Jorge Barboza

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Porto Calvo.