Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cangaço é tema da segunda edição do Projeto "Alagoas República das Artes"
30/04/2015 - 18h05m

Cangaço é tema da segunda edição do Projeto "Alagoas República das Artes"

Palestra foi ministrada pelo deputado Inácio Loiola

Cangaço é tema da segunda edição do Projeto "Alagoas República das Artes"

Deputado estadual Inácio Loiola fez explanação sobre história do cangaço dentro do Projeto Alagoas República das Artes (Foto: Ascom Secult)

Teresa Machado

A segunda edição do "Alagoas República das Artes" apresentou o tema Alagoas e o cangaço. Na noite de quarta-feira (29), o deputado estadual Inácio Loiola ministrou a palestra no projeto mensal da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizado no Memorial à República, no bairro de Jaraguá.

"Este projeto tem como objetivo proporcionar informação e entretenimento à população. Visamos dinamizar e movimentar o equipamento cultura, com atividades correlacionadas e apresentações artísticas, contemplando diversos segmentos da nossa cultura", frisou a secretária Mellina Freitas.

O evento foi aberto com a declamação do poema do artista plástico  Paulo Caldas, intitulada "Cangaço em oração rabequinha". O deputado explanou sobre a vida e luta de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como Lampião, famoso cangaceiro brasileiro. "Cada dia mais tenho orgulho de ser alagoano. Filho desta terra de gente guerreira e batalhadora", afirmou o Loiola.

A estudante do curso de serviço social Tatiane Lopes disse que a palestra foi uma oportunidade de também conhecer o Memorial.

"Nosso curso se baseia muito na história, de como o assistente social pode ajudar na atuação dentro da sociedade, e entender como isso se iniciou dentro da história do cangaço é muito importante para a gente. Gostei também de conhecer o Memorial à República, uma oportunidade de entrar em contato com a história de pessoas influentes e representativas", afirmou a estudante.

Após a palestra, o público presente assistiu a uma apresentação do duo de violão e bandolim com Bruno Palagani e Willbert Fialho.

No fim de cada mês

 

O Alagoas República das Artes apresentará música, teatro, dança, poesia, cultura popular, exposições de artes visuais, seminários e palestras, no final de cada mês, no Memorial à República, localizado na Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. O espaço também recebe agendamento de visitas para escolas e faculdades. Mais informações: 3315-7869.

Ações do documento