» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cavalgada de Chã Preta completa 100 anos de tradição
24/08/2015 - 00h00m

Cavalgada de Chã Preta completa 100 anos de tradição

Edição deste ano homenageou folclorista Pedro Teixeira

Cavalgada de Chã Preta completa 100 anos de tradição

Tradição centenária lembrou grande folclorista alagoano, Pedro Teixeira. (Foto: Ascom Selaj)

Ândrei Costa

Muitos historiadores afirmam que a preservação da cultura é uma das formas de se manter viva as tradições e a identidade de um povo.  Se depender dos moradores de Chã Preta, distante há 105 Km da capital, uma tradição nunca morrerá. Trata-se da Cavalhada de Chã Preta que acontece na cidade há exatos 100 anos.

A “Cavalgada” ou “Cavalhada” é um dos folguedos mais belos que teve origem nos torneios medievais onde os personagens principais são os cavaleiros, vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros) e armados de lanças e espadas.

Para celebrar este momento e também a Semana do Folclore, que este ano homenageou o folclorista Pedro Teixeira, filho ilustre da cidade de Chã Preta, no último domingo, 23, doze cavaleiros se encontraram para a tradicional Cavalhada de Chã Preta. Antes da disputa, os cavaleiros desfilaram pela cidade acompanhados da banda de pífano do Mestre Bia.

Presentes a solenidade, as secretárias estaduais de Cultura, Melina Freitas; e de Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba.

O prefeito Audálio Holanda destacou a importância de se manter viva a tradição.

“Agradeço ao governador Renan Filho o apoio, através das secretárias Melina Freitas e Cláudia Petuba e quero também homenageá-las por estarem aqui prestigiando a nossa Cavalgada centenária”, concluiu o gestor.