» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Círculo Monárquico Brasileiro homenageia os 200 anos de Alagoas
05/12/2017 - 13h40m

Círculo Monárquico Brasileiro homenageia os 200 anos de Alagoas

Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos receberá uma placa em comemoração à data

Texto de Ascom/Secult

O Círculo Monárquico Brasileiro presenteia o Estado nesta terça-feira (5) com uma placa comemorativa aos 200 Anos da Emancipação de Alagoas. A cerimônia, que acontecerá na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos a partir das 15h, é uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com representantes do Círculo em Alagoas.

O Circulo Monárquico Brasileiro é um grupo de pessoas das mais variadas profissões, que se reúnem para estudar e resgatar a história do Brasil, principalmente sobre o período monárquico.

Segundo o professor Eduardo Xavier, membro do grupo em Alagoas, o intuito é debater a história do Brasil, comparando o passado e o presente, fazendo as avaliações críticas do que foi a monarquia e do que é o Brasil Republicano atual. “Estudar o Brasil como ele merece ser estudado. Não como os livros de história, que a gente aprende na escola”, disse.

“Temos apenas 16 membros em Alagoas, porque as pessoas têm uma ideia errada sobre a monarquia, acham que a gente vai fazer uma revolução. Estudamos a monarquia de forma séria. A palestra de hoje não é exatamente monárquica, mas um trabalho de agradecimento a Dom João VI, que foi o personagem mais importante para a Emancipação de Alagoas. Foi ele quem assinou o decreto”, destacou o professor.

Confira a programação:

Mesa Redonda
15h  – Breve histórico da formação de Alagoas – Prof. Dr. Eduardo Xavier
15h40 – Alagoas e a Monarquia: personagens, fatos e memórias – Prof. Dr. Alexandre Toledo; Moderador: Clezivaldo Mizael  da Silva – Arauto do Núcleo Monárquico Imperatriz Dona Amélia
16h30 - Aposição da placa “20​0 Anos da Emancipação de Alagoas”
17h50 – Encerramento

Local: Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos – Praça D. Pedro II – Maceió – Centro