Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Comenda Nise da Silveira: Renan Filho exalta exemplo das agraciadas
01/04/2016 - 09h35m

Comenda Nise da Silveira: Renan Filho exalta exemplo das agraciadas

Governador destacou perseverança e generosidade das agraciadas

Comenda Nise da Silveira: Renan Filho exalta exemplo das agraciadas

Dona Irineia, do Muquém, brilhou com a simplicidade de uma artista reconhecida mundialmente.Foto: Adailson Calheiros

Texto de Cadu Epifânio

O governador Renan Filho prestigiou, na noite desta quinta-feira (31), a entrega da comenda Nise da Silveira. Nove alagoanas receberam a outorga em solenidade no Centro de Convenções de Maceió.


Cada uma delas serve de exemplo e referência na sociedade, por seus préstimos e legado. A simpatia, competência e representatividade da mulher alagoana são adjetivos comuns entre as homenageadas.


Para Renan Filho, todas elas se tornam a partir de agora afilhadas da psiquiatra Nise da Silveira. “As agraciadas, que simbolizam a perseverança, a generosidade, a inteligência, o talento e a força de trabalho da mulher, a nossa sincera gratidão. Alagoas tem orgulho de reverenciar e prestar as honras desta noite a todas vocês. Sigam em frente, quebrando tabus com suavidade e decisão; superando os desafios com brilho e graça; servindo de exemplo para todos que sonham e lutam por uma vida livre, segura e feliz”, afirmou o governador Renan Filho.


A doutora em Letras Edilma de Melo foi a primeira agraciada a receber comenda das mãos do governador Renan Filho. Dona Irineia Nunes da Silva, da comunidade quilombola do Muquém, de União dos Palmares, emocionada e agradeceu a honraria.

 

 

“É um reconhecimento de um trabalho que já conhecido até fora do país. Não tenho muita leitura, mas pra mim é um orgulho, porque foi o que Ele me deu”, humildemente discursou a artesã.


Nise da Silveira humanizou o tratamento psiquiátrico, no início do século XX, inaugurando a terapia ocupacional moderna, abandonando tratamentos como os choques elétricos. De acordo com Rosimeire Rodrigues Cavalcanti, uma das condecorados e psiquiatra por formação, resumiu o legado de Nise como “uma revolução na psiquiatria mundial”.

Ações do documento