Comissão discute ações para programação do bicentenário de Alagoas
Atividades celebrarão os 200 anos de emancipação política do Estado
Intuito do encontro é contextualizar e democratizar a celebração do bicentenário por meio do lançamento de editais (Adaílson Calheiros)
A Comissão Mista do Bicentenário se reuniu, na nesta quinta-feira (2), para traçar ações de definição para a programação alusiva aos 200 anos de emancipação política de Alagoas. O colegiado pontuou as propostas levantadas no ato de instalação e debateu o planejamento estratégico das atividades.
O secretário chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, coordenou o encontro e apresentou um esboço dos projetos comemorativos à data. “A Comissão Executiva reuniu as primeiras sugestões debatidas em reunião com o governador Renan Filho e traçou eixos para nortearem as ações”, disse o secretário.
A Comissão definiu Cultura, Educação e Eventos, como eixos prioritários para a realização das atividades comemorativas ao bicentenário. O objetivo é realizar estudos com foco nessas áreas a fim de preservar a identidade e memória dos diferentes segmentos da sociedade alagoana.
“Estamos estabelecendo um calendário repleto de atividades que irão envolver toda a sociedade ao sentimento de pertencimento e orgulho de ser alagoano”, destacou a secretária Mellina Freitas.
Os membros também estabeleceram a promoção de um fórum com representantes de movimentos sociais, universidades, setor produtivo e gestores culturais, para ampliar a participação da sociedade. O intuito do encontro é contextualizar e democratizar a celebração do bicentenário por meio do lançamento de editais.
A comissão é composta por representantes do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, secretarias de Estado da Cultura e Educação, universidades Estadual e Federal de Alagoas, Fundação de Amparo a Pesquisa de Alagoas (Fapeal) além de representantes de grupos culturais e artísticos.