Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Comunidade quilombola recebe 54 carteiras de identidade solicitadas em Dia D do Governo Presente
07/11/2016 - 14h45m

Comunidade quilombola recebe 54 carteiras de identidade solicitadas em Dia D do Governo Presente

Povo quilombola recebeu também uniformes de futebol

Comunidade quilombola recebe 54 carteiras de identidade solicitadas em Dia D do Governo Presente

Momento em que representante da comunidade quilombola Lagoa das Pedras recebe 54 carteiras de identidade solicitadas para o Dia D do Governo Presente e uniformes de futebol (Ailton Cruz)

Texto de Tais Albino  

Sem palavras para descrever o sentimento de sua comunidade. Foi assim que o representante da comunidade quilombola de Lagoa das Pedras, Mareval Gomes, em Água Branca, voltará ao povoado com 54 carteiras de identidade.  As carteiras foram solicitadas no Dia D Governo Presente, em Água Branca, uma ação do Gabinete Civil, pelo 'Comitê Técnico de Políticas Interssetoriais  para o desenvolvimento social dos povos tradicionais'.

  

Segundo Gomes, o posto mais próximo para solicitação de documentos fica em Delmiro Gouveia e poucas fichas são entregues. Ele explicou que os moradores saíam de madrugada e nem sempre conseguiam fichas.  

 

Além da documentação, foi entregue também ao povo quilombola uniformes de futebol, uma ação da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj).  Para o representante, o trabalho que está se iniciando de visibilidade para as comunidades quilombolas é de extrema importância para seu povo. Ele relembrou as ações de saúde e palestras que também aconteceram em Lagoa das Pedras.  

 

"Eu não tenho palavras para descrever o sentimento que meu povo vai ter com essa entrega. Ver o empenho do Governo em nos ajudar, isso é muito importante", relatou Gomes, também coordenador estadual das comunidades quilombolas.  

 

 

Comitê 

 

O Comitê Técnico de Políticas Interssetoriais  para o Desenvolvimento Social dos Povos Tradicionais'  integra toda gestão de governo. O objetivo específico é de acompanhar as ações e as políticas públicas para o atendimento dos povos tradicionais. O comitê tem o acompanhamento do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) e a Superintendência de Direitos Humanos. A presidente do Conepir destaca como essas pequenas ações têm mudado a autoestima da comunidade quilombola.  

 

"O conselho tem acompanhado essas ações. É muito importante essa integração de órgãos do Governo que fazem políticas de atenção a essas comunidades  extremamente  pobres e excluídas. Até pequenas ações contribuem para o bem-estar quilombola", explicou a presidente.

Ações do documento