Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Confira a programação do Carnaval do Bicentenário
25/02/2017 - 09h25m

Confira a programação do Carnaval do Bicentenário

Com apoio do Governo de Alagoas, a folia na capital conta este ano com vasta programação; confira!

Confira a programação do Carnaval do Bicentenário

Escolas de samba celebram os 200 anos de AlagoasJorge Barboza

Texto de Teresa Machado

É Carnaval! Este ano, em comemoração ao bicentenário da emancipação política do Estado, o Governo de Alagoas caprichou na realização das tradicionais prévias e também garante muita animação durante os festejos de momo.

Por meio do Prêmio Carnaval Bicentenário, lançado pela Secretaria da Cultura, o estado investiu R$ 200 mil em prévias e festas carnavalescas. Em parceria com a Liga Carnavalesca de Maceió, uma vasta programação foi preparada para movimentar o período carnavalesco. Foram 12 eventos de prévias que aqueceram o ritmo e deram o tom da festa.

Os moradores e turistas que gostam de carnaval também vão poder curtir o período momesco na capital. A programação do “Carnaval do Bicentenário”, conta ainda com os blocos

Hoje (26), o bloco Nêga Fulô invade a orla de Ponta Verde, a partir das 15h, com concentração no Sete Coqueiros. Pelo segundo ano consecutivo, o escritor Carlito Lima resgata os blocos de rua durante o carnaval em Maceió.

 

Uma programação para toda família é o “Bailinho – Folia”, organizado pelo bloco Filhinho da Mamãe. Uma festa para as crianças, com frevos e fantasias, que acontecerá no na segunda-feira (27), das 15h às 18h, na Casa do Patrimônio, em Jaraguá.

 

O último dia de carnaval na capital promete ser bastante animado com a apresentação de blocos Afros na orla, a partir das 15h, da terça-feira (28), com concentração na praça Multieventos. Já o bloco Bonecos da Cidade irá resgatar os carnavais de bairros, na Ponta da Terra, às 16h, em frente ao Clube do CRB.

Para aqueles que gostam de uma programação mais tranqüila, a pedida é visitar os museus e conhecer mais da história e cultura de Alagoas. A Casa do Patrimônio estará aberta com a exposição “Outrora Agora – o Bloco Filhinhos da Mamãe e o Carnaval de Maceió (1983-1985)”. A mostra ficará aberta ao público até o dia 13 de março, de 09h às 17h, exceto às segundas-feiras. O Museu da Imagem e do Som de Alagoas funcionarás em horário especial no carnaval, das 09h às 14h, fechando apenas no domingo.

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, ressaltou a importância de o Governo promover momentos de folia, alegria, lazer e cultura para a população, mesmo em época de crise. “O Carnaval Bicentenário tem sido um verdadeiro sucesso. E mesmo com as dificuldades que o Brasil inteiro atravessa, o governador Renan Filho tem demonstrado a consciência da importância da cultura, das demonstrações artístico-culturais para o nosso povo”, falou. 

“Tenho dito que uma sociedade sem cultura não reconhece seus avanços, não valoriza suas maiores potencialidades e não acessa os sentimentos as suas raízes, portanto eu fico extremamente honrada em fazer parte dessa equipe, que tem conseguido, este ano,  assegurar a realização das prévias tradicionais, como a homenagem ao Pinto da Madrugada, o Eterno Pinto, que levou milhares de famílias para a orla de Maceió”, concluiu a titular da pasta.

Outros blocos também animam ruas dos bairros do Salvador Lyra e Benedito Bentes, assim como os municípios de Delmiro Gouveia, Penedo, Coruripe e Paripueira, contemplados no edital da Secult.

Na cidade vizinha de Marechal Deodoro, será realizado o resgate da cultura e das tradições do município mais musical do Estado. Com o tema “Resgatando Tradições”, o município vai promover o carnaval do frevo e das orquestras, formadas pelos músicos das cinco filarmônicas municipais, que desfilarão animando dezenas de blocos pelas ruas históricas da cidade, comunidades tradicionais, além dos canais e na Praia do Francês.

Durante os quatro das da folia de Momo, os festejos acontecem em quatro polos: Sítio Histórico (que engloba toda a cidade de Marechal Deodoro), Praia do Francês, Massagueira, Barra Nova e Ilha de Santa Rita, com os desfiles dos blocos, que têm início pela manhã e seguem até às 19h. A partir das 19h, a festa continua na Orla Lagunar, com a Orquestra de Frevo W&K, comandando a festa até às 22h, durante os quatro dias da folia de Momo.

 

Confira a programação:

 

26/02 – 15h – Bloco Nêga Fulô – Orla de Ponta Verde

26/02 - 15h – Bloco Paripueira Tudo é Nosso - Centro

27/02 – 15h – Bailinho Folia – Casa do Patrimônio Jaraguá

28/02 – 15h – Blocos Afro – Orla de Pajuçara

28/02 – 16h – Bloco Bonecos da Cidade – Ponta da Terra

28/02 – 16h - Bloco da Boneca Raquel - Penedo

Ações do documento