Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Corrida Duque de Caxias abre comemorações da Semana do Soldado
17/08/2015 - 10h35m

Corrida Duque de Caxias abre comemorações da Semana do Soldado

Evento aconteceu no Memorial à República e reuniu mil corredores

Corrida Duque de Caxias abre comemorações da Semana do Soldado

Muito suor e disposição para homenagear nomes ilustres do Exército Brasileiro. (Foto: Teresa Machado)

Teresa Machado

Centenas de corredores participaram, na manhã deste domingo, da 5ª Corrida Duque de Caxias. O evento, realizado pelo 59º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, teve como palco o Memorial à República, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura.

Considerada uma das instituições de maior credibilidade entre os brasileiros, o Exército dá início às comemorações da "Semana do Soldado" com uma homenagem ao patrono dos militares.

 

"Duque de Caxias foi um militar que batalhou pela consolidação da independência do Brasil, sua história de lutas e glórias o tornou Patrono do Exército Brasileiro. Ter como palco das comemorações do seu dia o nosso equipamento cultural Memorial à República é motivo de honra e muita alegria. Nesse espaço, nós homenageamos dois grandes militares que, assim como o grandioso Duque de Caxias, lutaram pelos avanços dos nosso país: os marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto", declarou a secretária Mellina Freitas.

 


Durante o evento, os corredores tiveram alongamento, aquecimento e hidratação com vista para o mar da orla de Jaraguá. A corrida contou com premiação para as três categorias, 2,5km, 5km e 10km, masculino e feminino. A secretária Mellina Freitas entregou um troféu de chapéu de guerreiro. "O guerreiro representa a identidade da cultura a alagoana e é símbolo da  garra e luta da nossa gente", disse.

 

A vencedora da categoria 2,5km, Júlia Pedrosa, definiu o sentimento da corrida como "liberdade". "Além do prazer de correr, poder conhecer esse espaço desfrutando dessa paisagem maravilhosa é um privilégio. Correr é sinônimo de liberdade", disse.

 


O comandante do 59º BIM coronel Júlio César Macário destacou a importância do evento. "A corrida tem a finalidade de cultuar a figura do patrono do exército Duque de Caxias, despertando o interesse pela prática do desporto e estreitando laços com a sociedade alagoana", falou.


A corrida foi uma organização do 59º BIM e FMX Sports, com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Maceió e demais patrocinadores.

Ações do documento