Cultura negra nos municípios alagoanos entra em debate no dia 23, em Maceió
Debates vão permear as áreas cultural e de políticas públicas
Debate sobre projetos afirmativos da cultura negra será um dos focos do encontro. (Foto: Divulgação)
Ronny Vieira
Manter viva as culturas que fazem parte da nossa história é de interesse geral. Por isso, no próximo dia 23 de outubro, acontece em Maceió, o I Encontro Sobre Cultura Negra dos Municípios Alagoanos. Evento acontece no auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, das 8h ás 17h.
Com o objetivo de propiciar espaços de estudos para a elaboração e gerenciamento de projetos afirmativos dos traços da cultura negra, o encontro busca também a formação de uma rede de gestores municipais de cultura, em torno da cultura negra.
Arísia Barros, idealizadora da ação, conta que além desses objetivos, o I Encontro sobre Cultura Negra, irá falar sobre como esse assunto é discutido e debatido.
“Além de ter um caráter didático, a cultura negra traz a promoção de debates e outras discussões de interesse da área cultural, política e sustentável para as cidades alagoanas, tornando-se assim um espaço privilegiado para a troca de experiências”, explicou a idealizadora.
Presenças de diversos palestrantes marcará o evento, que conta também com a participação do representante do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Marcos Willian Bezerra, que fará um diálogo expondo a importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial e a participação dos municípios alagoanos, na construção de um plano para a cultura negra como política no Estado.
O encontro é uma realização do Instituto Raízes de Áfricas, Governo de Alagoas e Associação dos Municípios de Alagoas. A participação é gratuita, e para a solicitação do certificado é necessário o envio dos seguintes dados: nome, instituição e celular, para o e-mail raizesdeafricas@gmail.com.