Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Cultura Socioeducativa busca reintegração social de jovens
29/04/2016 - 17h10m

Cultura Socioeducativa busca reintegração social de jovens

Projetos oferecem arte, música e leitura na unidade de internação

Cultura Socioeducativa busca reintegração social de jovens

Iniciativa auxilia jovens a terem acesso a um futuro melhor. (Foto: Ascom/Secult)

Texto de Teresa Machado

Os adolescentes que cumprem medidas socioeducativa nas unidades de internação masculinas e femininas estão tendo a oportunidade de conhecer a cultura e arte alagoana. Através do projeto Cultura Socioeducativa, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, os jovens estão participando de oficinas culturais.

 

“O projeto propõe capacitar e reintegrar estes jovens na sociedade a partir das diversas formas de cultura, como pintura, artesanato, dança e leitura”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

 

Os socioeducandos participam de aulas de dança-afro, artes plásticas, artesanato criativo. Dando prosseguimento às atividades pedagógicas e de reinserção social através da cultura, a Secult, em parceria com a Secretaria de Estado de Ressocialização, realizou uma oficina de implantação e organização de biblioteca.

 

A nova ação visa uma interação entre os adolescentes e o universo literário por meio da implantação de uma biblioteca comunitária dentro da Unidade de Internação.

 

“Com o apoio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, nós estamos repassando as técnicas organizacionais de biblioteca para os adolescentes, proporcionando um momento para que eles possam se expressar e desenvolver o emocional e comportamental dos jovens”, explica a coordenador do SEBP, Mira Dantas.

 

O menor Y.S. aprovou a implantação da biblioteca na unidade. “Eu já gosto de ler e também de participar das atividades daqui, se fosse possível eu participava de todas. O projeto é muito bom, eu gosto muito de estudar e pintar”, falou.

Ações do documento