Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares nesta terça-feira (7)
05/02/2017 - 10h00m

Dia D do Governo Presente chega a União dos Palmares nesta terça-feira (7)

População receberá diversas ações de cidadania que reafirmam compromisso do Estado com quem mais precisa; 15 mil alagoanos já foram atendidos

Com ênfase na cidadania, Governo Presente acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos em diversos municípios
 
Texto de Kelly Cordeiro/ Renata Arruda com assessorias

O Governo do Estado segue firme com o intuito de aproximar os alagoanos dos serviços públicos e, em função disso, inicia nesta terça-feira (7) o cronograma de atividades do Governo Presente em 2017 com a promoção do Dia D na cidade de União dos Palmares, que beneficiará também regiões circunvizinhas. O evento ocorrerá no ginásio de esportes do Residencial Newton Pereira. 

 

O Programa Governo Presente Dia D é coordenado pelo Gabinete Civil e é voltado às populações mais vulneráveis com ações e intervenções estruturadoras no exercício da cidadania feitas por várias secretarias do Estado. O programa acontece há um ano e já atendeu cerca de 15 mil alagoanos nos municípios de Cacimbinhas, Junqueiro, Senador Rui Palmeira, Pilar, Murici, Água Branca, Pariconha e Ouro Branco. A próxima edição do Dia D está marcada para o dia 14 de fevereiro em São José da Laje.

 

Segue abaixo a relação das secretarias de Governo que participarão e os respectivos serviços de cada secretaria que serão ofertados à população de União dos Palmares e regiões circunvizinhas.

 

Saúde

 

Na área de Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ofertará serviços essenciais como verificação de pressão arterial, teste de glicemia e vacinação contra hepatite b, tétano e difteria. Também serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite b.

 

Para as crianças da comunidade quilombola Muquém será ofertado o teste de acuidade visual e, se detectado o problema de visão, os óculos serão confeccionados e entregues pela secretaria. Haverá ainda orientação sobre o controle do aedes aegypti e a presença do Hemoal para o cadastro de doadores de medula óssea. Outra facilidade é que a população poderá fazer e receber o cartão do SUS durante o evento.

 

 

Assistência e Desenvolvimento Social

 

Idosos e pessoas com deficiência que ainda não possuem o Cartão do Idoso e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) poderão realizar seus cadastros durante o Dia D. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seades) lembra que o Cartão do Idoso garante o transporte intermunicipal gratuito a alagoanos com mais de 60 anos. Já o Benefício de Prestação Continuada prevê o pagamento de um salário mínimo mensal para idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente de qualquer faixa etária.

 

Trabalho e Emprego

 

Já a Secretaria do Trabalho e Emprego (Sete) ofertará a emissão da carteira de trabalho como mais uma opção à população que comparecer ao Residencial Newton Pereira, no dia 7 de fevereiro. O ônibus do Sine estará presente e deve atender pelo menos 100 pessoas. O prazo para o recebimento dos documentos é de até 20 dias e a entrega será feita no próprio município.

 

Instituto de Identificação

 

Também no Dia D haverá a emissão de carteiras de identidade de primeira e segunda via. A expectativa é de que 250 pessoas sejam beneficiadas.

 

Além de todos esses serviços, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) vai levar atividades recreativas para jovens e crianças e a Agência de Fomento de Alagoas – Desenvolve -, irá conceder créditos no valor de aproximadamente 30 mil reais para comerciantes da região. A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos também vai comparecer e promover a inclusão de pessoas com deficiência, ações preventivas de saúde sexual e orientações gerais à população.

 

Cultura

 

Já a Secretaria de Estado da Cultura leva a União dos Palmares o grupo de Hip Hop, que fará uma apresentação especial na abertura do evento. Em seguida, a secretária Mellina Freitas fará uma visita técnica ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Ao final, haverá uma degustação de comidas quilombolas no restaurante Baobá, comandado pela mestre do patrimônio vivo, a Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum.

 

 

No dia 14 de fevereiro, ainda pelo Dia D do Governo Presente, a trupe da Cultura segue para São José da Laje, onde ocorrerá uma oficina de Hip Hop e apresentações artísticas.

 

 

Semudh

 

A Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) também estará presente durante o Dia D de Governo, em União dos Palmares, com ações voltadas às Pessoas com Deficiência e às Mulheres.  Entre as atividades que serão desenvolvidas estão "Maria da Penha chegou!", uma oficina que contará com distribuição de material sobre a Lei Maria da Penha e também o "Espaço do empoderamento",  momento dedicado à elevação da autoestima do público feminino com a disponibilização de cortes de cabelo,  escova e impressão de fotos das transformações. Nas fotografias também estará impresso o ligue 180, número utilizado para denunciar casos de violência contra a mulher.

 

Esporte e Lazer 

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj)  levará para  União dos Palmares e São Jose da Laje nos dias 7 e 14 a primeira edição deste ano do projeto ‘Esporte e Verão’ com a atividades físicas e de lazer, incentivando a prática regular de exercícios para uma vida saudável.

 

Será montada também uma central de informação do esporte, onde os atletas e as instituições esportivas da região receberão informações dos projetos desenvolvidos pela Selaj.

 

“É uma grande oportunidade de unir as nossas atividades com um projeto grandioso, em qual poderemos levar as atividades e difundir a prática esportiva como melhoria da vida de todos os alagoanos”, disse a secretária Cláudia Petuba. 

 

 Semarh

Outra secretaria que disponibilizará atividades em União dos Palmares é a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Entre as ações já confirmadas, está a ampliação do acesso à água. Por meio do Programa de Recuperação de Nascentes, desenvolvido com recursos do Estado, a Semarh revitalizou duas nascentes no município, situada na Fazenda Santa Quitéria.

 

A revitalização das nascentes é um benefício direto a mais de 25 famílias que estavam com abastecimento de água de maneira precária. O trabalho da Semarh, explica o técnico Adolfo Barbosa, responsável por executar o programa, foi realizado em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) União Ambiental.

 

“Durante o processo de recuperação de nascente é comum a população ajudar e dessa vez não foi diferente. Até a finalização dos trabalhos, a ONG União Ambiental colaborou para que as nascentes ficassem prontas.”, explicou Adolfo Barbosa.

 

As duas nascentes têm uma vazão de 2.140 litros por hora, com água limpa a apta ao consumo humano armazenada em caixas d´água e distribuída diretamente às famílias. A nascente foi batizada de “Doutor Ricardo” em homenagem ao antigo proprietário da fazenda.

 

 

 

 

 

 

Ações do documento