» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Dia D Governo Presente: Cultura leva ações para União dos Palmares
07/02/2017 - 17h45m

Dia D Governo Presente: Cultura leva ações para União dos Palmares

Atividades aproximam a população e fomentam a cultura local

Dia D Governo Presente: Cultura leva ações para União dos Palmares

Secretária Mellina Freitas, acompanhada do secretário de estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, do prefeito Kil Freitas, representantes do movimento afroalagoano

Texto de Daniel Borges e Teresa Machado

Na manhã desta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Cultura participou de mais uma edição do programa “Dia D - Governo Presente”, realizada no município de União dos Palmares. As ações fazem parte dos serviços itinerantes do Governo de Alagoas nas cidades do interior do estado.

“A realização do Dia D no município de União dos Palmares tem o papel importante de aproximar a comunidade Palmarina dos serviços públicos realizados pelo Governo de Alagoas. A Secult trouxe ações importantes e pontuais para a população, com o intuito de fomentar a cultura local”, disse a secretária.

Entre as atividades culturais, a apresentação especial do grupo de Hip Hop e de capoeira animou o público na abertura do evento. Em seguida, a secretária Mellina Freitas, acompanhada do secretário de estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, do prefeito Kil Freitas, representantes do movimento afroalagoano, e demais secretários municipais e estaduais, fizeram uma visita técnica ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga.

A secretária Mellina Freitas destacou o esforço do governador Renan Filho em realizar a obra de pavimentação do acesso à Serra da Barriga e do apoio do secretário de transporte e desenvolvimento urbano Mosart Amaral para executar o projeto. “Esta ação acontece em virtude da representatividade histórica e cultural da Serra da Barriga. Este solo é o maior símbolo de liberdade, resistência e luta do movimento negro. O Quilombo dos Palmares é considerado Patrimônio Nacional e os alagoanos precisam se apropriar deste monumento. A pavimentação irá valorizar a nossa cultura e também trazer mais desenvolvimento para a região”, reforçou a titular da pasta.

Ao final, todos participaram de uma degustação de comidas quilombolas no restaurante Baobá, comandado pela mestre do patrimônio vivo, a Yalorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum.

Encerrando as atividades, a secretária Mellina Freitas visitou a Casa Maria Mariá e o Memorial Jorge de Lima. “O Governo de Alagoas irá buscar em parceria com a prefeitura recuperar os equipamentos culturais visando preservá-los e  colocá-los a disposição da sociedade alagoana”, declarou.

Dia D

O Dia D Governo Presente aconteceu em parceria com a Prefeitura de União dos Palmares e diferentes órgãos estaduais e municipais, levando diversos serviços itinerantes de saúde e cidadania. Na próxima terça-feira (14), o Governo de Alagoas estará levando ações sociais para o município de São José da Laje.