Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Dia do Índio é comemorado com exposição de artesanato indígena no Parque Shopping
19/04/2018 - 11h55m

Dia do Índio é comemorado com exposição de artesanato indígena no Parque Shopping

Dia do Índio é comemorado com exposição de artesanato indígena no Parque Shopping

Exposição em alusão ao Dia do Índio, integra as ações promovidas por meio do projeto Alagoas Feita à Mão (Fotos: André Palmeira)

Texto de Débora Vieira

Uma exposição tem movimentado o Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas. Até o próximo domingo (22), quatro aldeias da tribo Xucuru Kariri estão expondo e comercializando os adornos. O evento é em alusão ao Dia do Índio, celebrado nesta quinta-feira (19), e integra as ações promovidas por meio do projeto Alagoas Feita à Mão, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Desenvolvido em parceria com o Parque Shopping e Prefeitura de Palmeira dos Índios, a exposição propõe um intercâmbio cultural entre os índios alagoanos, além da oportunidade de expor, divulgar e comercializar a produção indígena entre os alagoanos e turistas.

Em cinco dias da mostra, a participante Vanessa Souza, 23 anos, índia aldeada na Serra do Candara, localizada em Palmeira dos Índios, relata que tem vendido bastante entre os transeuntes do shopping.

“Turistas e moradores do Estado estão gostando e comprando as nossas peças. As preferidas são os brincos, pulseiras, apitos e adornos de cabelo”, afirma a artesã, que tem a atividade como principal fonte de renda da sua família. “Junto do meu marido confeccionamos as peças para complementar o nosso sustento”, complementa Vanessa.

A exposição é aberta ao público das 10h às 22h, de segunda a sábado, e, no domingo, das 12h às 22h. As peças artesanais indígenas foram organizadas no mobiliário utilizado nas feiras e exposições promovidas pela Sedetur.

No local é possível conhecer e adquirir peças como colares, cocares, luminárias, brincos, anéis, pulseiras, machadinhas, entre outras. O evento busca promover a comercialização da produção artesanal genuinamente alagoana, além da realização de apresentações culturais como o Toré, em comemoração ao Dia do Índio.

Ações do documento