Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Diteal promove tarde de música no Complexo Cultural Teatro Deodoro
16/06/2016 - 15h09m

Diteal promove tarde de música no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Em homenagem a musica brasileira, Quartas Eruditas reúne crianças e adolescentes de escolas públicas

Diteal promove tarde de música no Complexo Cultural Teatro Deodoro

Atividades acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês, a partir das 16h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro (Ascom/Diteal)

Texto de Regina Martins

A sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro foi o palco da canção brasileira em mais uma edição do projeto Quartas Eruditas, que reuniu crianças e adolescentes de escolas públicas de Maceió e Taquarana, além do público em geral, na última quarta-feira (15), com entrada franca.

 

A apresentação teve a participação de mais de 200 pessoas que ouviram composições de Vinicius de Moraes, Pattapio Silva, Chico Buarque, Zequinha de Abreu, Tom Jobim, Pixinguinha e Hekel Tavares.

 

Entre o público, os gêmeos Júlio César e Josué Pedro, 8 anos, que são autistas. O pai deles, Josué Pedro dos Santos, disse que os dois vieram por meio da Escola Municipal Cleto Marques Luz, onde cursam o 2º ano do Ensino Fundamental. “Eles relaxam e ficam mais calmos quando ouvem música. Depois tentam cantar. Por isso, eu fiz questão que eles estivessem aqui”, explicou Josué Santos.

 

Para o maestro Max Carvalho do Instituto de Cultura Ero Dictus, parceiro da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) no ‘Quartas Eruditas’, a interação entre as crianças e o projeto está cada vez maior, o que possibilita a formação de plateia. “A ideia é provocar a reflexão do público para a música clássica que é muito próxima de todos, pois toca na emoção”, explica o maestro.

 

A apresentação deste mês do ‘Quartas Eruditas’, que é uma parceria entre a Diteal, Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Ero Dictus, contou também com a participação de estudantes da Escola Estadual Santos Ferraz, localizada em Taquarana.

 

Concertos e recitais

O Quartas Eruditas apresenta concertos e recitais de cantos didáticos, oficinas, workshops, palestras e outras ações de diferentes temáticas, ligadas à música erudita e popular, com interação direta entre músicos, coristas, maestros e público.

 

As atividades acontecem sempre na última quarta-feira de cada mês, a partir das 16h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Este mês, a aula concerto foi antecipada devido às festas juninas.

 

Os grupos sociais e as escolas que queiram participar das apresentações do projeto devem agendar a visita por meio do telefone 3315-5665 ou pelo endereço eletrônico dacdeodoro@gmail.com.

Ações do documento