Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Documentário Esquenta Muié será exibido no Cinema das Alagoas
31/05/2016 - 17h00m

Documentário Esquenta Muié será exibido no Cinema das Alagoas

Produção foi premiada pelo MinC no Prêmio Culturas Populares 2009

Documentário Esquenta Muié será exibido no Cinema das Alagoas

Filme relata os trinta anos de existência da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, Alagoas (Foto: Blog Regina Barbosa)

Texto de Daniel Borges

O videodocumentário Esquenta Muié - 30 anos de pífanos de Alagoas,  dirigido e produzido pelo jornalista e produtor cultural Keyler Simões, será exibido nesta sexta-feira (3), às 19h, no Cine Arte Pajuçara, dentro das atividades do projeto Cinema das Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A ação é uma parceria com o Centro Cultural Arte Pajuçara e a entrada é gratuita.

 

Lançado em 2008 e premiado pelo Ministério da Cultura no Prêmio Culturas Populares 2009 - Edição Mestra Dona Isabel, o filme relata os trinta anos de existência da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro, Alagoas.

 

Cinema das Alagoas

 

Disseminar a produção audiovisual nacional e democratizar o acesso do público à sétima arte são os objetivos do projeto Cinema das Alagoas, que abre as portas do Cine Arte para o público, sempre na primeira sexta-feira do mês, para receber uma produção cinematográfica brasileira.

 

“A iniciativa propõe a disseminação dos filmes, especialmente os alagoanos, aproximando o público do núcleo de produção audiovisual da obra que será apresentada. A parceria estimula os artistas da terra e forma novas plateias”, afirma a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

 

O projeto faz parte do apoio firmado entre o Governo de Alagoas e o Centro Cultural Arte Pajuçara, visando o fomento da sétima arte alagoana e o fortalecimento da produção cultural local.

O acordo estabelecido prevê apoio do governo estadual, para a manutenção do espaço cultural, a garantia de exibições mensais gratuitas das obras alagoanas, além de pautas especiais destinadas aos artistas da terra, como contrapartida social.

 

Arte Pajuçara

 

Situado na avenida Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara, o Centro Cultural é um espaço que promove cultura a partir das artes visuais e cênicas, da música e produções audiovisuais.

Ações do documento