» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Estado quer potencializar produção cultural nos vales do Paraíba e Mundaú
07/07/2015 - 15h45m

Estado quer potencializar produção cultural nos vales do Paraíba e Mundaú

Evento reuniu secretários dos municípios da região

Estado quer potencializar produção cultural nos vales do Paraíba e Mundaú

Secretária Mellina Freitas realiza encontro com gestores em Ibateguara

Teresa Machado

O mapeamento e a unificação de calendário cultural foram pauta do 3º Encontro Regional de Gestores de Cultura, que reuniu secretários dos municipais dos vales do Paraíba e Mundaú, em Ibateguara. Durante o encontro, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), os gestores debateram ações de fomento às manifestações populares.

As potencialidades culturais dos municípios da região foram discutidas no encontro que visa o fomento e a integração dos gestores e entidades culturais.

nullCultura em argila, típica de Muquém, em Unidão dos Palmares, são referência na região. (Foto: Acervo Secom-AL)

"Este encontro possibilita discutir, junto aos gestores, ferramentas para um trabalho integrado, visto que a cultura é parte essencial da sociedade. É um momento onde os secretários municipais compartilham suas experiências e unimos forças para desenvolver a nossa cultura", disse a secretária Mellina Freitas.

Na ocasião, a titular da pasta explanou sobre os programas Alagoas é Cultura no Interior (Pacin) e Fomento e Incentivo à Cultura (Fica) que visam democratizar o acesso a recursos e apoios no estado.

"Estamos trabalhando na estruturação de novos planos no âmbito cultural. O Fica trabalhar a partir de lançamento de editais que beneficiam a cultura e o Pacin que estimula projetos que resgatam os folguedos nos nossos municípios", concluiu Mellina Freitas, sobre políticas públicas voltadas para o setor.

A consultora do Sebrae, Silvana Correia,  apresentou uma didática para nivelamento de informações de ações, alinhamento de planos e estabelecimento de metas para o desenvolvimento da cultura.

"Fico muito feliz de participar de encontros como este, que unem os gestores regionais e promove esta integração que é fundamental para projetos que irão fortalecer muito a nossa cultura. A secretária Mellina está realizando uma gestão muito próxima, dialogando e dando oportunidades para o desenvolvimento", declarou Gustavo Balbino, secretário de São José da Laje.

Estiveram presente no evento a secretária municipal de Ibateguara Luciana Leite e demais representantes dos municípios de União dos Palmares, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, São José da Laje, Quebrangulo, Branquinha e Pilar.