Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Exposição de Hércules Mendes é apoiada pela Secretaria de Cultura
14/03/2016 - 09h30m

Exposição de Hércules Mendes é apoiada pela Secretaria de Cultura

Evento será lançado nesta quarta-feira (16) e segue até dia 4 de abril; a consultoria é do jornalista e secretário de comunicação Enio Lins

Exposição de Hércules Mendes é apoiada pela Secretaria de Cultura

Público poderá apreciar os diversos estilos que compõem a exposição, como o desenho, computador e o colorido e do preto e branco. Foto: Arquivo/Neno Canuto

Texto de Maria Barreiros

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) busca apoiar todas as iniciativas que fortalecem a arte em Alagoas. A exposição “Humor Gráfico em Alagoas; uma homenagem a Hércules Mendes”, organizada pela Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, é um exemplo. A abertura será nesta quarta-feira (16), às 19h, e segue com as visitações até o dia 4 de abril.

De acordo com a arquiteta, artista plástica e professora de História da Arte – curadora da exposição – Caroline Gusmão, Hércules Mendes é um artista polivalente, que figura entre o humor gráfico e outras formas de experimentação artísticas.

“Nosso homenageado faz da sua produção um constante diálogo entre linguagens, ampliando fronteiras. Ele foi desenhista, usou o humor gráfico, a tela e a cerâmica como espaços de experimentação. Ele é um artista múltiplo”, diz ela.

A consultoria é do jornalista, cartunista e atual secretário de Estado da Comunicação, Enio Lins, que também vai homenagear Hércules Mendes, juntamente com outros artistas gráficos: Adnael, Adelmo Cândido, Cristina Gomes, João Sampaio, Jorge Félix, Léo Villanova, Manoel Viana, Nelson Braga, Spinassé e Billo.

“São possibilidades igualmente amplas. Elas emolduram o espaço, surgindo belas peças selecionadas do acervo de Hércules Mendes, o que inclui humor gráfico, pinturas a óleo, esculturas, além de material teórico que coletou sobre a importância e a natureza do humor gráfico”, ressalta a curadora e arquiteta Caroline Gusmão.

Segundo a pró-reitora de extensão do Cesmac, Vera Romariz, que dirige a galeria, o público terá oportunidade de apreciar os diversos estilos que compõem a exposição, onde o uso do desenho, do computador, do colorido e do preto e branco constitui materiais que se adequam aos variados formatos artísticos.

A exposição acontece na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, na rua Cônego Machado, s/n, Farol, em Maceió. A organização do evento propiciará o encontro de alunos e artistas, ampliando os limites da sala de aula.

Ações do documento