Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Exposição de livros de autoras alagoanas celebra o Mês da Mulher
11/03/2015 - 16h13m

Exposição de livros de autoras alagoanas celebra o Mês da Mulher

Obras literárias estão expostas na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Exposição de livros de autoras alagoanas celebra o Mês da Mulher

Secretária Mellina Freitas, falou da importância das escritoras para a cultural literária alagoana. “Aqui estão reunidas obras de alagoanas ícones da nossa literatura (Fotos: Adailson Calheiros)

Teresa Machado 

A Secretaria de Estado da Cultura abriu uma exposição de livros de escritoras alagoanas, na Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos. A mostra reúne obras literárias de 151 autoras alagoanas, como Anilda Leão, Georgette Mendonça, Ivone dos Santos, Arriete Vilela, entre outras, e faz parte das atividades em comemoração ao mês da mulher.

Na abertura do evento, a secretária Mellina Freitas, falou da importância dessas escritoras para a cultural literária alagoana. “Aqui estão reunidas obras de alagoanas ícones da nossa literatura.  A exposição é uma forma de homenagear e incentivar os alagoanos a conhecerem e aproximar os leitores de obras das conterrâneas”,  destacou.

“A singeleza das homenagens emociona, é a forma mais natural da beleza e da delicadeza. No dia de hoje nos sentimos em casa e esperamos que esta exposição abra ainda mais as portas para o mundo da leitura”, afirmou Enaura Quixabeira, autora de 12 livros.

“São ações no sentido de fomentar a cultura e de elevar a importância de obras literárias da nossa gente. É uma honra receber personalidades tão importantes e que são referências para a cultura alagoana”, ressaltou a secretária.

Exposição de livros de autoras alagoanas celebra o Mês da Mulher

A titular da pasta agradeceu a presença especial das escritoras Enaura Quixabeira, Ivone dos Santos, Tânia Pedrosa, Isvânia Marques, Petrúcia Camelo, Edméia Kummer, Selma Britto, Tereza Pacheco, Marília Rodrigues Alencar.

A exposição também conta com os livros da secretária Mellina Freitas “O vôo da Borboleta” e “Cacilda – Mulher Coragem”. A secretária adjunta Rosiane Rodrigues também apresenta suas obras: “Piranhas - retratos de uma cidade”, “A tentação do anjo”, “Vestido de Neblina”, “Pequeno dicionário de uma psiquiatra” e “Prometeu - mitologia e poesia”.

Calendário Cultural

Na ocasião, foi apresentado o calendário cultural da Biblioteca. Durante a semana, os visitantes poderão assistir filmes na “Cinemateca”, das 12h às 14h; às terças e quintas-feiras a partir das  10h será realizado o projeto “BiblioTour”; e às sextas-feiras, às 10h e às 15h, a “Hora do Conto” com pintura e desenho das histórias apresentadas. Nesta quarta-feira das 10h às 12h haverá a palestra “Ler em Família” e às 15h aula de inclusão digital no Telecentro.

“A Biblioteca está aberta ao público com atividades interativas e vasto acervo para pesquisa”, disse a diretora da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Mira Dantas.

Ações do documento