Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Exposição reúne caricaturas de chargista alagoano Hércules Mendes
17/07/2015 - 11h20m

Exposição reúne caricaturas de chargista alagoano Hércules Mendes

Mostra apresenta 35 obras do cartunista e lança Catálogo da Bienal

Exposição reúne caricaturas de chargista alagoano Hércules Mendes

Segundo o secretário de Comunicação, Ênio Lins, ele é um artista único e raros cartunistas tem o seu talento (Foto: Neno Canuto)

Teresa Machado e Daniel Borges


Esculturas e charges do caricaturista alagoano Hércules Mendes estão expostas para o público na galeria do Museu Palácio Floriano Peixoto. Nesta quinta-feira (16), o artista plástico abriu a mostra que segue até o dia 23.

A exposição apresenta 35 obras, entre desenhos e objetos, do chargista de renome internacional. Na ocasião, foi lançado o “Catálogo da 1ª Bienal Internacional da Caricatura”, organizado pelo pesquisador, escritor e também cartunista Luciano Magno, que contempla, em quatro páginas, cartoons e biografia de Hércules Mendes.

 



Para a secretária de estado da Cultura, Mellina Freitas, a mostra é um reconhecimento do Governo do Estado aos 50 anos de trabalho na área do humor. “É com muita honra que o Governo do Estado abre a exposição do artista Hércules Mendes, o único alagoano presente no catalogo da primeira Bienal Internacional de Caricaturas. Com seu traço regionalista, ele leva a nossa cultura para outras partes do mundo. É honra e gloria da Cultura de Alagoas", disse.

 



O secretário da Comunicação, jornalista Ênio Lins, fez uma explanação sobre o trabalho do artista. “Foi copiando artistas como Hércules que comecei meu trabalho e me acho privilegiado de se tornar amigo de alguém que me inspirou. Sou fascinado com a capacidade de Hércules traduzir os personagens locais em cartoon. Ele é um artista único e raros cartunistas tem o seu talento."

Com uma característica de regionalismo marcante em seus trabalhos, Hércules Mendes é o único alagoano com obras publicadas no Catálogo. “Agradeço o Governo do Estado e a Secretaria da Cultura por trazer o lançamento do catalogo da 1 Bienal Internacional de Caricaturas, considerado o melhor festival de humor de 2013, para Alagoas", disse.

O artista ressaltou que o folclore alagoano é fonte de inspirações para seus desenhos. Na exposição, esculturas com a tradicional versão humorística como “Lira e Rainha”e  “Mateu de Reisado”, além de charges de temas contemporâneos, poderão ser vistas pelo público.


MUPA

O Museu Palácio Floriano Peixoto está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. A visitação de grupos também pode ser agendada pelo telefone 3315-7874.

Ações do documento