» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Feira dos Municípios mostra manifestações populares alagoanas
23/01/2015 - 09h00m

Feira dos Municípios mostra manifestações populares alagoanas

Secretária da Cultura Mellina Freitas participou da abertura do evento e visitou estandes

Feira dos Municípios mostra manifestações populares alagoanas

Abertura aconteceu nessa quinta-feira (22), com a presença do vice-governador Luciano Barbosa e da secretária Mellina Freitas

Teresa Machado

A arte e a cultura de Alagoas estão representadas na 9ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos. O evento, realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) com apoio do Governo do Estado, reúne as riquezas artísticas e culturais de mais de 60 cidades. A feira estará aberta até o próximo domingo (25), no Centro de Convenções, no bairro do Jaraguá, das 16h às 22h, e a entrada é gratuita.

A secretária da Cultura Mellina Freitas visitou todos os estandes da Feira e destacou a criatividade dos municípios na apresentação das suas artes. “Essa feira é um marco para a cultura dos municípios. Além de mostrar para a nossa sociedade e para os turistas as riquezas da nossa terra, também é uma oportunidade de negócio. A feira eleva o nome dos nossos artistas e traz um retorno positivo”, disse.

O vice-governador Luciano Barbosa parabenizou a AMA e as prefeituras presentes no evento. “Esta feira vende nosso Estado para todo o país. Parabéns à Associação dos Municípios e aos prefeitos por participarem desta ação que preserva e valoriza a nossa cultura”, disse. O presidente da AMA Jorge Dantas ressaltou que o evento já faz parte do calendário turístico anual. “Pouca gente sabe as belezas de Alagoas, desconhece tantas outras paisagens, grupos folclóricos e artesanato. Essa é a melhor oportunidade de mostrar nossos municípios”.

Para a secretária Mellina Freita, a exposição é uma oportunidade de a sociedade conhecer a cultura e economia dos municípios alagoanos. “A feira traz o artesanato, a gastronomia e as manifestações populares das nossas cidades. É importante para conhecermos e fortalecermos as nossas tradições”, ressaltou.

Durante a feira, serão realizadas outras atividades como o 3º Congresso dos Municípios Alagoanos, o Caldeirão de Letras, o Encontro das Bandas Fanfarras, II Mostra Alagoana de Gastronomia e a escolha da Musa dos Municípios.

null

Parceria com o Sebrae

Buscando firmar mais parcerias para fortalecer a cultura do Estado, a secretária Mellina Freitas esteve reunida com a diretoria executiva do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL). Durante o encontro com o superintendente Marcos Vieira e os diretores Ronaldo Moraes e Roberval Cabral, a secretária, acompanhada da superintendente de Identidade e Diversidade Cultura Perolina Lyra apresentou novos projetos voltados para o fomento da Cultura.

Para o superintendente Marcos Vieira, a cultura deve estar presente em todos os segmentos da sociedade. “É preciso estimular ainda mais a nossa cultura e explorar as nossas tradições, que é o que nos dá identidade. Temos total interesse em apoiar as ações da Secult”, afirmou.

A secretária Mellina Freitas destacou que o Sebrae é um parceiro muito importante para o desenvolvimento dos novos projetos de resgate cultural. “O Sebrae nos trará o equilíbrio entre as potencialidades culturais e a formação de negócios. A nossa gestão está voltada para políticas públicas que desenvolvam e criem condições para quem queira viver da cultura”, disse.

Na ocasião, foram debatidos conjuntos de ações para realização de encontros e oficinas de fomento à cultura. O objetivo, segundo a secretária, é mapear e identificar as potencialidades, formar uma base para o desenvolvimento de economia criativa e evitar os desmontes culturais.