Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Festa do Ijexá abre comemorações do Mês da Consciência Negra
08/11/2017 - 10h35m

Festa do Ijexá abre comemorações do Mês da Consciência Negra

Décima edição do evento acontece na sexta-feira (10), na Praça dos Martírios

Texto de Teresa Machado

A tradicional Festa do Ijexá dá início às celebrações do mês da Consciência Negra. Comemorando 10 anos, o evento acontece na sexta-feira (10), às 15h, e traz como tema ‘As forças da herança de raízes africanas – Asé Ojú Iyá Omi’. A festividade é uma realização do Instituto Bem Querer, por meio do Projeto DàráAiyê (Boa Terra), e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

“Nossa festa abre as manifestações culturais em celebração ao mês Consciência Negra no Estado de Alagoas. É uma integração social da comunidade afrobrasileira que faz um recorte da essência religiosa para a cultura de paz e combate à discriminação e preconceito”, disse a presidente do Intituto, Jandha Carvalho.

 

A abertura se dará com a caminhada Ilê Axé Legionirê, com concentração na Praça Marechal Deodoro, e pedido de agô  os Orixás e ancestralidades, com atabaques e xirê, coordenado por Pai Manoel do Xoroque. O grupo segue em cortejo com apresentações culturais de matriz africana até a praça Floriano Peixoto.

 

A partir das 18h, haverá apresentação da capoeira, maculelê e puxada de rede, com os mestres Besourão, D´Lua, Dumel, e grupos Raridade Negra, Berimbal d’Ouro, Alagoart e Arte Brasileira. Os conhecidos batuques ficarão por conta do grupo Afoxé Obá Agodô e Banda Afro Afoxé.

 

Ações do documento