Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Fórum debate arqueologia dos municípios históricos de Alagoas
26/03/2015 - 08h00m

Fórum debate arqueologia dos municípios históricos de Alagoas

Secretária Mellina Freitas participou, nesta quarta, da abertura do evento no município de Penedo

Fórum debate arqueologia dos municípios históricos de Alagoas

Segundo pesquisadores, Alagoas tem um grande potencial arqueológico e uma história muito significativa no enredo nacional (Foto: Divulgação)

Teresa Machado

A secretária de Estado da Cultura Mellina Freitas participou, nesta quarta-feira (25) da abertura do "1º Fórum de Arqueologia em Alagoas: período hibérico/holandês", no auditório da Casa da Aposentadoria, em Penedo. O evento, que segue até esta quinta-feira (26), é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante o Fórum foram apresentadas as pesquisas realizadas pelo Iphan sobre o tratamento arqueológico para as fortificações militares no Estado, em particular os de Porto Calvo e Penedo. "Alagoas tem um grande potencial arqueológico e uma história muito significativa no enredo nacional. Esse encontro é muito importante também para debater uma destinação social para esses sítios arqueológicos, usar a nossa cultura para o fomento de ações turísticas como a criação de rotas pelas regiões históricas", declarou Mellina Freitas.

Na programação, a historiografia alagoana e as leituras sobre a ocupação holandesa, a manutenção do Forte Maurício de Nassau, iconografia e cartografia da Vila do Rio São Francisco, e diagnóstico e avaliação da arqueologia de Porto de Pedras e Porto Calvo.

O evento contou com palestras da diretora do Conselho Nacional de Arqueologia, Rosana Najjar e do historiador holandês Benjamim Teensma.

Ações do documento