Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gastronomia e artesanato são destaque no 2° Festival Quilombola
21/11/2017 - 18h40m

Gastronomia e artesanato são destaque no 2° Festival Quilombola

Centenas de pessoas passaram pelo evento, que celebrou o Dia da Consciência Negra e a região dos Quilombos de Alagoas

Gastronomia e artesanato são destaque no 2° Festival Quilombola

Iniciativa visa fomentar o turismo na região dos Quilombos

Texto de Thiago Tarelli

Duas grandes mulheres, patrimônios vivos de Alagoas, foram as grandes atrações do 2° Festival Quilombola, que atraiu centenas de pessoas ao Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. A ialorixá Mãe Neide e a Mestre Artes Irineia, ambas da região do Quilombo, ministraram oficina de gastronomia e artesanato quilombola.

 

Mais de quinze restaurantes fizeram do 2° Festival Quilombola uma grande oportunidade para conhecer a gastronomia da região. Sob a curadoria do chefe Serginho Jucá, cada empreendimento preparou um prato especial para a ocasião com ingredientes típicos.

"É uma oportunidade incrível da gente se aproximar dessa cultura tão linda que é a quilombola. Mesmo sendo relativamente próximo da capital, pouca gente conhece o Quilombo dos Palmares. Além da boa comida. Adorei todos os pratos que provei", contou a estudante de arquitetura Michele Teixeira.

 

O 2° Festival Quilombola aconteceu em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra e foi promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Abrasel e Parque Shopping, com o apoio do Sebrae Alagoas.

 À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito fala sobre a importância do Festival. "Essa é mais uma iniciativa que visa fomentar o turismo na região dos Quilombos. Com essa aproximação, os alagoanos e turistas que visitam a capital conhecem detalhes da região e são incentivados a subirem a Serra da Barriga, que agora é um dos patrimônios culturais do Mercosul. A secretaria também promoveu oficinas de capacitação de atendimento ao turista e implantou placas de sinalização na região, visando àcomemoração do Dia da Consciência Negra, que leva milhares de pessoas ao Parque do Quilombo de Palmares", contou o secretário.

 

O festival foi encerradao no último dia 20, mas quem visitar o Parque Shopping pode conferir uma exposição fotográfica sobre a região dos Quilombos. A mostra segue até o dia 30 de novembro, no piso L2 do Parque Shopping, em frente à lLvraria Leitura.

Ações do documento