» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Gestores do Agreste debatem plano de cultura e Estado fomenta produção
31/07/2015 - 08h52m

Gestores do Agreste debatem plano de cultura e Estado fomenta produção

Secretária Mellina Freitas incentiva manifestações culturais na região

Gestores do Agreste debatem plano de cultura e Estado fomenta produção

Secretaria de Estado da Cultura incentiva manifestações culturas regionais. (Foto: Divulgação)

Teresa Machado

A integração das entidades culturais e a formatação de um calendário unificado foram os temas do 5º Encontro Regional de Gestores de Cultura, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, no município de Palmeira dos Índios. O evento reuniu secretários municipais do Agreste para a elaboração de um mapeamento cultural.

As potencialidades culturais da região Agreste foram destacadas pela secretária de Estado Mellina Freitas.

"O Agreste é muito rico em cultura. É preciso resgatar e valorizar as nossas tradições culturais, elevando a autoestima do alagoano", falou a secretária estadual.

Na ocasião, a titular da pasta explicou os programas Alagoas é Cultura no Interior (Pacin) e Fomento e Incentivo à Cultura (Fica).

"O governador é sensível e consciente da importância da Cultura na formação da sociedade. Esta gestão trabalha nestes novos projetos que visam democratizar o acesso a recursos e apoios para o segmento em todo o estado", declarou Mellina Freitas.

A consultora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae/AL), Silvania Correia, apresentou uma didática para a elaboração de um roteiro cultural integrado. "Neste encontro, nós formatamos projetos macros que beneficiarão toda a população do agreste", disse a consultora.

Durante o encontro, os gestores realizaram a identificação das manifestações culturais e o nivelamento de informação a fim de unificar um calendário intermunicipal de ações. Os secretários debateram experiências e demandas para o desenvolvimento cultural.

O prefeito James Ribeiro, de Palmeira dos Índios, parabenizou ao governo pela iniciativa. "Essa união entre os gestores é fundamental para o fortalecimento da cultura", apontou o gestor.

A secretária Mellina Freitas recebeu, da presidente da Academia Palmeirense de Letras, Isvânia Marque, uma homenagem pelos trabalhos a frente da pasta.

"Uma gestão jovem, comprometida com o fomento da nossa cultura", destacou a acadêmica.