Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo de Alagoas e Fundação Palmares preparam comemoração para o dia 20
19/11/2016 - 10h30m

Governo de Alagoas e Fundação Palmares preparam comemoração para o dia 20

Vice-governador, Luciano Barbosa, recebe no domingo (20), na Serra da Barriga, os ministros da Cultura e Turismo, além dos presidentes da Fundação Cultural Palmares e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

Governo de Alagoas e Fundação Palmares preparam comemoração para o dia 20

Manifestações culturais durante o dia da Consciência Negra (Foto: divulgação)

Texto de Maria Barreiros

O feriado do dia 20 de novembro está se aproximando. A data foi escolhida para valorizar a consciência negra no Brasil, em alusão ao dia da morte do escravo e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 20 de novembro de 1695. A comemoração propõe uma reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano, além do impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

 

No próximo domingo (20), o vice-governador Luciano Barbosa receberá, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares, os ministros da Cultura e Turismo, Marcelo Calero e Marx Beltrão, respectivamente, além dos presidentes da Fundação Cultural Palmares, Erivaldo da Silva, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico, Kátia Bogea.

 

A Fundação Nacional Palmares está promovendo o evento, que espera receber mais de cinco mil pessoas neste domingo. Além dela, uma comissão foi criada, a partir de decreto, para organizar as ações alusivas ao mês da Consciência Negra.

 

Ela é composta pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio das Secretarias do Gabinete Civil, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mulher e Direitos Humanos, Saúde e Segurança Pública, além de representantes da sociedade civil e do Conselho Estadual da Igualdade Racial.

 

De acordo com a gerente de Articulação Social da Secretaria do Gabinete Civil, Edenilsa Lima, o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão Renan Filho, vem trazendo uma abertura única ao diálogo com as comunidades tradicionais do Estado.

 

“Visamos consolidar um relacionamento institucional entre a sociedade civil, o Governo do Estado e os entes federados, em prol do desenvolvimento dos povos tradicionais. O objetivo é esse. Dialogar com a sociedade civil, buscando sempre o melhor entendimento dos fatos. É um dos trabalhos inovadores dessa gestão de governo: manter um diálogo positivo com todos os segmentos. O reconhecimento dos povos quilombolas e as outras comunidades tradicionais garante que estamos trabalhando sério,” ressaltou a gerente.

 

Programação dia 20/11

 

19h – Apresentação Cultural - Local: Estacionamento do Parque Shopping Maceió

 

União dos Palmares

7h às 17h - Celebração do Dia de Zumbi e da Consciência Negra;

10h - Ato Institucional

Local: Parque Memorial Quilombo dos Palmares - Serra da Barriga;

18h às 20h – Apresentações Culturais: Viva Reaggae e Rock/ Viva Samba e MPB –Local: Praça Basiliano Sarmento

 

Origem

 

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a então presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

Ações do documento