» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Governo do Estado apoia tradicional desfile das escolas de samba
14/01/2016 - 17h30m

Governo do Estado apoia tradicional desfile das escolas de samba

Agremiações preparam muito samba e alegria para apresentar na avenida

Governo do Estado apoia tradicional desfile das escolas de samba

Agremiações preparam muito samba e alegria para apresentar na avenida

Fotos: Ailton Cruz

O carnaval é a manifestação cultural de maior expressão popular. Em Alagoas, a festa de Momo, tradicional pelo frevo e marchinhas, também leva muito samba para o asfalto e o desfile das escolas de samba é a grande atração para os foliões da capital.

Cerca de 3 mil pessoas deverão se apresentar, distribuídos em seis agremiações, segundo a Liga das Escolas de Samba de Alagoas. O presidente da Lessal, Nivaldo Santana, ressaltou a importância de se manter essa tradição. “Nós fazemos parte de uma cultura periférica, trabalhamos o ano inteiro entre enredos, fantasias, ensaios, para levar ao público um desfile animado”, disse.

nullApoio do Governo do Estado será decisivo para manter tradição dos desfiles de Escolas de Samba em Maceió. (Foto: Ailton Cruz)

Em reunião com representantes da Liga, a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, afirmou o compromisso do governador Renan Filho com os festejos carnavalescos. “A Lessal contará com todo o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secult. É uma festa bonita, que envolve toda a comunidade, e sempre emociona o público”, comentou.

Serão liberados R$180 mil, para a realização das prévias e festividades durante o carnaval. “O governador Renan Filho entende a tradição das prévias e também a importância do evento para a economia local. Sendo assim, manteve o valor repassado anteriormente e, este ano, iremos contemplar um número maior de grupos que fizeram as solicitações de apoio ainda em 2015”, explica a secretária.

Segundo o presidente da Liga das Escolas de Samba de Alagoas (Lessal), Nivaldo Santana, mais de 40 profissionais, entre costureiras, marceneiros, escultores, músicos e cantores, estão envolvidos na preparação do desfile. A expectativa de público é de 20 mil pessoas, que devem lotar as arquibancadas e camarotes.

As agremiações carnavalescas prometem levar à avenida muita cor e brilho nas fantasias e carros alegóricos, muita música ao som das baterias, além de muita energia e entusiasmo dos passistas.