Grupos culturais promovem resgate de folguedos nos dois dias de ações em Coruripe
Segunda edição do evento teve apresentações artísticas e contação de histórias
As tradicionais bandas de fanfarra e as apresentações teatrais também foram destaques na programação (Fotos: Daniel Borges)
Teresa Machado
Bandas de fanfarra, coral, dança e leitura foram as atrações da 2ª edição do Governo Presente. A população da Região Sul participou de atividades culturais e assistiu apresentações musicais, durante os dois dias de ações, no município de Coruripe.
A programação contou com apresentações artístico-culturais nas três arenas montadas para realização de serviços à sociedade. A Secretaria de Estado da Cultura realizou exibição de filmes na praça Central, aulas de dança, apresentações folclóricas e contação de histórias. “Nossas ações buscam estimular e difundir as manifestações culturais de Alagoas, resgatando nossos folguedos e valorizando nossos artistas”, destacou a secretária Mellina Freitas.
A criançada lotou os espaços destinados à leitura e ficou encantada com as apresentações da cultura popular. João Lucas, de 11 anos, participou da contação de histórias e recitou poesias. “Gostei muito de ler poesia para meus colegas e também do grupo de baianas dançando”, contou o estudante.
A cultura afro também esteve presente com grupos de capoeira e dança. As mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas, Maria Benedita e Maria do Padeiro, apresentaram para a comunidade os folguedos Mané do Rosário e Baianas. As tradicionais bandas de fanfarra e as apresentações teatrais também foram destaques na programação.
“Além das atividades culturais, ouvimos a população e gestores da região. Essa proximidade permite o desenvolvimento de ações importantes para a cultura na região”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.