» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias I Seminário Alagoano da Cultura Trans celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans
26/01/2018 - 16h46m

Evento acontece no Museu da Imagem e do Som de Alagoas, no Jaraguá

Seminário Alagoano da Cultura Trans celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Foto: Divulgação.

Texto de Daniel Borges

Para marcar o Dia da Visibilidade Trans, celebrado em todo Brasil no dia 29 de janeiro, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), no bairro de Jaraguá, em Maceió, recebe, nesta segunda-feira (29), o I Seminário Alagoano sobre a Cultura Trans.

O evento é uma realização da Associação Cultural de Travestis e Transexuais de Alagoas (ACTTRANS) e grupo Transhow, com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos (Semurdh), Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, Associação Nacional de Travestis e Transexuais e Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió.

As inscrições pode ser realizadas através do endereço eletrônico http://bit.ly/2Eat5T9  e a entrada é gratuita.

Durante o seminário, serão debatidos a saúde da mulher travesti e transexual; os desafios e possibilidades para transformação do “CIStema”; educação e cultura na vivência trans e direitos humanos.

“O seminário acontece  em reconhecimento à dignidade de travestis e transexuais de Alagoas, pessoas que ainda possuem grande dificuldade de acesso à educação, ao trabalho e à saúde, além de sofrerem com a violência e o desrespeito diariamente”, disse Natasha Wonderfull, umas das organizadoras do evento.

Para a secretária de Estado de Cultura, Mellina Freitas, a ação é uma maneira de aproximar as pessoas com a realidade vivenciada pelas travestis e transexuais. “A cultura sempre teve uma ligação muito forte com a temática. É importante discutirmos e quebrar os tabus ainda impostos pela sociedade”, destacou a titular da pasta.

Confira a programação completa:

8h - Credenciamento

8h30 - Apresentação Cultural

08h45 - Mesa 01 - Saúde da mulher Travesti e Transexual

- Jorgina Sales: Medidas de redução de dano

- Natasha Wonderfull: Atuação no Consultório de Rua

- Fabiola Silva: Ações e projetos ONG - Pró Vida

- Repres. da Secretaria Municipal de Saúde

- Repres. da Secretaria de Saúde do Estado

- Cris de Madri: Prevenção, tratamento e perspectivas voltadas a população Trans vivendo com HIV

10h - Pausa

10h15 - Mesa 02 - Transhomens: Desafios e possibilidades para a TRANSformação do "CIStema"