Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Inscrições para Laboratório de Crítica Cinematográfica terminam nesta sexta (17)
16/11/2017 - 16h45m

Inscrições para Laboratório de Crítica Cinematográfica terminam nesta sexta (17)

Atividade é realizada em parceria com Mirante Cineclube

Inscrições para Laboratório de Crítica Cinematográfica terminam nesta sexta (17)

Curso será ministrado pelo professor doutor em Literatura Comparada, Fernando de Mendonça

Texto de Daniel Borges com assessoria

As inscrições para o Laboratório de Crítica Cinematográfica com o professor doutor Fernando de Mendonça estarão abertas até esta sexta-feira (17). Promovido pela VIII Mostra Sururu de Cinema Alagoano, em parceria com o Mirante Cineclube , o curso será realizado no período de 11 a 17 de dezembro, com aulas no Sesc Poço e Cine Arte Pajuçara. As inscrições são gratuitas.

 

Para participar, os interessados devem ter mais que 16 anos e preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico https://mostrasururu.typeform.com/to/TEGjsR, apresentando um texto de até 1.500 caracteres sobre um filme brasileiro de sua escolha (curta ou longa, ficção ou documentário).

 

A seleção dos participantes será feita por meio da avaliação dos textos e a confirmação da participação será informada por e-mail ou contato telefônico.

 

No laboratório, os participantes serão estimulados a partir da introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar reflexivo sobre a sétima arte. Serão realizados exercícios escritos e orais, a partir de exibições de obras e de leitura de textos, nos quais os alunos poderão utilizar técnicas e instrumentos apresentados em sala de aula. Além do acompanhamento da Mostra Sururu de Cinema Alagoano a ser proposto como exercício prático para produção de texto, que será avaliado coletivamente e publicados no site Alagoar.

 

Sobre o instrutor

 

Fernando de Mendonça, nascido em São Caetano do Sul (SP), é escritor, doutor em Literatura Comparada (UFPE) e professor da Universidade Federal de Sergipe, onde atualmente coordena o Cineclube Entreato e desenvolve pesquisas em torno da escrita criativa.

 

Autor dos romances ‘Um Detalhe em H’ (2012) e ‘23 de Novembro’ (2014), pela Ed. Grupo Paés, assim como da pesquisa crítica ‘A Modernidade em Diálogo: o fluir das artes em Água Viva’ (2012), pela Ed. UFPE, acumula experiência na curadoria de cineclubes desde 2005 (Cineclubes Barravento, Dissenso, Pasárgada, entre outros) e na crítica cinematográfica desde 2008 (Revistas Filmologia, Multiplot, entre outras), sendo também conhecido pelo avatar ‘nandodijesus’, como tradutor de legendas para o fórum Making Off.

 

Mostra Sururu de Cinema Alagoano

 

A VIII Mostra Sururu de Cinema Alagoano acontece de 14 a 17 de dezembro, no Centro Cultural Arte Pajuçara, e é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, com patrocínio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Ações do documento