» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Irandhir Santos é homenageado no Circuito Penedo de Cinema
12/11/2017 - 09h05m

Irandhir Santos é homenageado no Circuito Penedo de Cinema

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco destacou trabalho do ator na novela Velho Chico e enfatizou importância de se preservar o rio

Irandhir Santos é homenageado no Circuito Penedo de Cinema

Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF, homenageia Irandhir Santos pelo trabalho na novela Velho Chico (Foto – Jônatas Medeiros)

Texto de Deriky Pereira

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, prestou uma homenagem ao ator Irandhir Santos na noite deste sábado (11) durante o Circuito Penedo de Cinema. Anivaldo destacou o trabalho do profissional na novela Velho Chico, exibida em 2016 pela TV Globo, e enfatizou a importância de se preservar o Rio São Francisco.

“O rio representa 70% da disponibilidade hídrica de todo o nordeste, que só tem 3% de toda essa riqueza. É um grande rio, que atravessa o nosso semiárido, é uma dádiva da natureza que temos que preservar. O Comitê trabalha em muitas frentes, tais como a recomposição de matas ciliares, o combate à erosão, aos usos múltiplos reservatórios. E o seu trabalho e o de todos da novela, inclusive o do ator que nos deixou, o trabalho de vocês é importante sobretudo pras futuras gerações”, salientou.

Miranda disse ainda que todos nós temos um compromisso “com quem sequer nasceu, pois somos responsáveis pelo título de mundo que eles irão ou não encontrar.” Ele prosseguiu reforçando o apoio do Comitê aos projetos culturais como o Circuito Penedo de Cinema.

“A cultura faz parte disso, pois ela também é instrumento da boa gestão dos recursos hídricos. Eu já disse aqui uma vez, mas repito: o rio é sobretudo um ecossistema que faz parte do imaginário e do equilíbrio pessoal das pessoas, é beleza e é água. E nós somos água em 70%, a vida é água. Portanto, aqui apoiamos a Mostra Ambiental e esse grande festival, nessa grande cidade e, também, essa coisa fundamental no Brasil hoje, que é a cultura”, salientou Anivaldo Miranda.

O ator Irandhir Santos agradeceu a homenagem: “A equipe da novela quis chamar atenção para o rio sim, mas antes de tudo, eu acho que para mexer no rio, isso deveria ser perguntado diretamente daqueles que dependem dele, como os índios e quilombolas, é pra eles que eu dedico a homenagem”, disse, recebendo aplausos dos presentes.

O Circuito Penedo de Cinema faz parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas e é promovido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult), e Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), com patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Prefeitura de Penedo e Serviço Social da Indústria (Sesi), além do apoio de instituições públicas e privadas.