Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Jovens das unidades de internação participam de atividades no Deodoro
19/06/2015 - 08h00m

Jovens das unidades de internação participam de atividades no Deodoro

I SuperAção e Teatro Deodoro é o Maior Barato foram algumas das iniciativas que ocorreram durante a semana

Jovens das unidades de internação participam de atividades no Deodoro

Jovens puderam assistir ao espetáculo Ninho, uma das 23 atrações do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato (Foto: Jorge Santos)

Maysa Ferreira

Mayara Wasty

Por intermédio de uma parceria entre a Superintendência de Assistência Socioeducativa e a Secretaria de Estado da Cultura, 13 socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Extensão I (Uime) puderam assistir, nessa quarta-feira (17), ao espetáculo Ninho, uma das 23 atrações do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato.Os jovens também visitaram a exposição Amostra Grátis, que reúne obras de 13 artistas alagoanos no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Os socioeducandos ficaram encantados com a experiência. Para que pudessem participar das atividades externas, os adolescentes passaram por uma avaliação individual que levou em conta critérios como comportamento e presença em sala de aula. Todos os jovens que cumprem medida socioeducativa, desde que passem na avaliação, terão a oportunidade de ir ao teatro, sendo uma unidade de internação por semana.  

Outras atividades

Na última terça-feira (16), os adolescentes da Unidade de Semiliberdade também estiveram no Teatro Deodoro para participar do I SuperAção, evento organizado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O objetivo foi reunir pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), familiares e profissionais da saúde para apresentar o trabalho desenvolvido na unidade.

Durante o evento, os socioeducandos assistiram diversas atrações, como o curta-metragem intitulado Nosso Palco… Nossa História… Nossa Vida, filme que conta a história de superação de 17 usuários dos Caps, além de uma peça de teatro, oficina de percussão, capoeira, apresentação de pastoril e exposição de artesanato e fotografia.

A superintendente de Assistência Socioeducativa, Elizabeth Kümmer, explica que, por meio das capacitações, os profissionais da superintendência estão trazendo novas visões de como trabalhar esse problema no sistema socioeducativo. “Trabalhamos com os adolescentes através de palestras e apresentações, mas também trabalhamos com as famílias, pois nosso objetivo é que o trabalho seja continuado em casa”, concluiu.

A diretora de Saúde da superintendência, Polyana Cavalcante, explica que a temática sobre o uso de drogas e superação está sendo trabalhada de forma lúdica no evento. “Estamos mostrando aos socioeducandos exemplos de pessoas que conseguiram vencer obstáculos. É isso que queremos mostrar aos adolescentes, que, com apoio, é possível superar as dificuldades”, disse.

O socioeducando L. B. S., 18 anos, é um dos exemplos de superação. O adolescente conta que já foi usuário e largou o vício após entrar na unidade. Para ele, o apoio da família e de profissionais capacitados foi fundamental. “Depois que entrei no socioeducativo, me afastei de amizades erradas e parei de usar. Hoje sei que droga não tem futuro. Foi o apoio da minha família e dos profissionais da Sase que me ajudaram a sair das drogas”, falou.

Durante o período de 15 a 19 de junho, além das ações no Teatro Deodoro, os jovens das unidades de internação também visitaram o Parque Municipal de Maceió. Já os familiares dos socioeducandos participaram de mais um encontro do projeto Florescer, que busca, por meio de palestras e apresentações, aproximar a família do processo de reintegração social dos adolescentes internados. 

Ações do documento