Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Lançamento da obra “Alagoas: A Herança Indígena” tem Toré Forte
06/04/2016 - 14h40m

Lançamento da obra “Alagoas: A Herança Indígena” tem Toré Forte

Solenidade foi realizada no Iphan, em Maceió

Texto de Clau Soares

Em uma noite para celebrar a cultura dos primeiros habitantes do Brasil, foi o Toré Forte da Aldeia Wassu Cocal, do município de Joaquim Gomes, que encheu de energia o salão do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), na terça-feira (5), no bairro do Jaraguá, em Maceió, durante o lançamento da obra “Alagoas: A Herança Indígena”.

O livro, cuja edição foi realizada pela Editora da Uneal (EdUneal), é um desdobramento do Calendário Fapeal 2015 e reúne sete artigos de pesquisadores de várias instituições de ensino de Alagoas. Os textos abordam diferentes recortes do tema, desde a questão territorial até manifestações religiosas.

 

 

Os organizadores da obra, os pesquisadores Douglas Apratto Tenório e Jairo José Campos da Costa, receberam o público e destacaram o papel da iniciativa para o reconhecimento da importância dos povos indígenas na formação do Estado. “Estamos trazendo isto para tentar aflorar o sentimento de identificação”, frisou o historiador Douglas Apratto.

Campos destacou o trabalho interinstitucional para a materialização do livro, uma vez que houve incentivo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), da EdUneal e do Sebrae Alagoas. “Estas são as três grandes instituições que trabalharam para que esse projeto se concretizasse”, pontuou.

 

 

O superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, participou da solenidade e elogiou a obra. “Apesar do massacre de 500 anos, do desprezo, desta postura nefasta em relação a esta cultura fantástica, ela persiste”, analisou.

 

Artigos

Os artigos da obra são assinados pelos pesquisadores Clébio Correia de Araújo, Cosme Rogério Ferreira, Iraci Nobre da Silva, José Adelson Lopes Peixoto, Maria Margarete de Paiva Silva, Mary Selma de Oliveira Ramalho, Thayan Correia da Silva, Siloé Soares de Amorim e Jorge Luiz Gonzaga Vieira.

Ações do documento