Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Livro Alagoas - A Herança Indígena é lançado em Maceió
01/04/2016 - 14h30m

Livro Alagoas - A Herança Indígena é lançado em Maceió

Solenidade acontece dia 5 na sede do Iphan, em Jaraguá

Texto de Carlos Alberto Jr.

O livro Alagoas - A Herança Indígena tem lançamento confirmado para o próximo dia 5 de abril em Maceió. A solenidade está programada para acontecer no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no bairro Jaraguá, a partir das 18h30.

 

A obra é um desdobramento do Calendário Fapeal, em sua edição de 2015, e reúne sete artigos de pesquisadores de várias instituições de ensino de Alagoas. Os textos abordam diferentes recortes sobre o tema, desde a questão territorial até manifestações religiosas.

 

A iniciativa, segundo o professor Jairo Campos, tem por finalidade dar visibilidade à cultura indígena em Alagoas. “Uma cultura muito forte para a constituição de nossa história”, frisou o reitor.

 

Douglas Apratto, por sua vez, lembrou que os estudos sobre grupos minoritários passaram a ser desenvolvidos somente após a promulgação da Constituição Federal de 1988.

 

O trabalho é fruto de uma pesquisa científica realizada pelos envolvidos em sua concepção durante dois anos e que mapeou toda a herança indígena de Alagoas com o envolvimento das aldeias.

 

O livro é uma publicação da EdUneal, com o apoio do Sebrae, e tem prefácio do professor emérito da Universidade de Grenoble (França), Philippe Walter. Os organizadores do trabalho, Douglas Apratto Tenório e Jairo José Campos da Costa, confirmaram as presenças.

Ações do documento