Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Maceió será palco do Festival Internacional de Teatro de Objetos
09/09/2015 - 13h00m

Maceió será palco do Festival Internacional de Teatro de Objetos

Evento acontece de 25 a 27 de setembro no estacionamento do Jaraguá

Maceió será palco do Festival Internacional de Teatro de Objetos

Festival percorre todo o Brasil apresentando arte e genialidade com objetos mil. (Foto: Divulgação)

Teresa Machado

De 25 a 27 de setembro, Alagoas será presenteada com o Festival Internacional de Teatro de Objetos (Fito). O evento acontece gratuitamente, no estacionamento do Jaraguá, com apresentações artísticas onde o foco são os objetos.

“Se trata de é um teatro diferente, que dá vida a objetos, transformando itens comuns no dia a dia das pessoas em figuras e elementos totalmente inesperados”, explicou a idealizadora do festival, Lina Rosa Vieira.

Na manhã desta quarta-feira (9), o Fito foi lançado no auditório da Casa das Indústrias e contou com a presença da imprensa e classe artística alagoana. O evento é realizado pelo Serviço Social da Indústria de Alagoas (Sesi/AL), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, Prefeitura de Maceió e Braskem.

O Fito incentiva e estimula a criatividade e a imaginação dos expectadores, dando alma a objetos a princípio vazios de vida e expressão, mas que se tornam os grandes personagens do espetáculo. As possibilidades de utilização de objetos são tão extensas e inteligentes, quanto lúdicas. 

“O Festival vem para despertar a curiosidade e a criatividade do público. Um convite para olhar os objetos de um jeito diferente. O povo alagoano é criativo e em pequenos gestos faz a diferença, como a criança do sertão que transforma garrafas pets em carrinhos de corrida, o menino ribeirinho que cria a bola de futebol com um aglomerado de meias, o jovem da periferia que usa a colher de pau como microfone em suas apresentações”, ressaltou a secretária Mellina Freitas.

 

Desde 2009, o Festival Internacional de Teatro de Objetos passou por nove capitais brasileiras, de Norte a Sul do país, encantando cerca de 300 mil pessoas. Serão 130 apresentações inéditas, envolvendo sete países, com performances, intervenções musicais, exposição fotográfica, cenografia interativa, oficinas artísticas. 

“Esta modalidade teatral não existiria sem a indústria que, pois sem ela não existiriam os objetos. São experiências lúdicas, que irão proporcionar o contato com a arte, ativando a criatividade e pro-atividade” , disse o presidente da federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, o Fito oferecerá oficinas de arte, no Cine Arte Pajuçara. Os interessados em participar as oficinas de “Teatro de Objetos e sua Utilização”, “A consciência do ator na preposição da cena”, e “Objetos Quadro a Quadro: curta de animação”, podem se inscrever através do site www.fitofestival.com.br

Ações do documento