Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Museu da Imagem e do Som recebe exposição sobre obra de Édecio Lopes
09/02/2015 - 12h50m

Museu da Imagem e do Som recebe exposição sobre obra de Édecio Lopes

Misa apresenta mostra carnavalesca “Festejar Edécio é Festejar Maceió”

Museu da Imagem e do Som recebe exposição sobre obra de Édecio Lopes

Misa recebe entre os dias 10 de fevereiro e 31 de março a exposição “Festejar Edécio é Festejar Maceió” que celebra obra do radialista, escritor e compositor Edécio Lopes que este ano completaria 82 anos (Fotos: acervo pessoal)

Daniel Borges e Teresa Machado

O Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe entre os dias 11 de fevereiro e 31 de março a exposição “Festejar Edécio é Festejar Maceió”, que celebra o radialista, escritor e compositor Edécio Lopes, que este ano completaria 82 anos. A exposição comemora os 200 anos da capital alagoana com uma mostra carnavalesca em tributo ao radialista. O horário de visitação é de 8h às 14h e a entrada é gratuita.

A mostra traz camisas dos blocos carnavalescos, perfil biográfico, relação das músicas compostas pelo homenageado, resenha crítica dos quatro livros publicados pelo radialista, texto conceitual sobre a história do carnaval e mais de quarenta LPs em vinil com músicas carnavalescas cantadas.

Para o curador Fernando Lobo, Edécio Lopes é um ícone do carnaval alagoano. “Edécio é um misto de radialista, produtor cultural, músico, escritor, esportista, e também é um nome marcante no carnaval alagoano. Ele foi um dos maiores divulgadores do frevo e do carnaval e deixou um imenso legado musical, com músicas carnavalescas,  frevos, sambas e composições de exaltação ao Estado de Alagoas”, afirmou Lobo.

O curador explicou que ainda que a exposição é baseada no acervo do “Espaço Edécio Lopes”, instalado no Misa em 2012. “A cenografia e a expografia destacada do nosso acervo ressalta a trajetória múltipla desse pernambucano que se alagoanizou”.  Sua obra-prima é a música “Cidade Sorriso”, uma das mais executadas durante os festejos carnavalescos e considerada um dos hinos do carnaval alagoano.

Edécio criou o programa “Manhãs Brasileiras”, dedicado à música popular brasileira, e especialmente, à alagoana. Era amante do carnaval e do frevo, e apresentava toda variedade do gênero musical em seu programa.

A exposição é uma ação da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Federação das Industrias do Estado de Alagoas (FIEA).

Ações do documento