Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Museu Palácio Floriano Peixoto comemora nove anos de existência
18/05/2015 - 05h59m

Museu Palácio Floriano Peixoto comemora nove anos de existência

Equipamento da Secretaria da Cultura resgata história de Alagoas

Museu Palácio Floriano Peixoto comemora nove anos de existência

Prédio serviu de moradia para os governadores do Estado até 2006, quando passou a funcionar como polo educativo-cultural (Foto: Raul Plácido/Arquivo)

Daniel Borges

Antiga residência oficial do Governo e palco de grandes decisões políticas do Estado, o Palácio Floriano Peixoto guarda a memória histórico-social de várias fases de Alagoas. Construído em 1893, com projeto arquitetônico e execução inicial do engenheiro militar Carlos Jorge Calheiros de Lima, e inaugurado somente em 1902, com projeto do arquiteto italiano Luiz Lucariny, há nove anos o palacete virou polo educativo-cultural, com a criação do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

O majestoso prédio serviu de moradia para os governadores do Estado até 2006, quando passou a funcionar como museu. O espaço, que resgata a história da antiga sede do governo, está aberto para visitação e reservado para solenidades oficiais.

O acervo do Mupa é constituído de ricas coleções de cristais, pratarias, objetos decorativos, móveis antigos e quadros de pintores alagoanos, muitos deles relíquias do mobiliário nacional. O museu também abriga memoriais de dois ilustres alagoanos: o poeta Lêdo Ivo e o dicionarista Aurélio Buarque de Holanda.

Instalado em um dos mais belos prédios de Maceió, o Mupa integra o conjunto arquitetônico dos Martírios e foi tombado pelo Patrimônio Estadual no ano de 2000.

Semana de Museus

Em comemoração aos noves anos de criação e ao Dia internacional dos Museus, o Mupa participa da 13ª Semana Nacional de Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que este ano tem como tema ‘Museus para uma sociedade sustentável’. Os músicos Fábio Xavier e Marcelo Jr fazem uma apresentação especial no salão no Museu, nesta segunda-feira (18), às 17h.

Na programação, o equipamento da Secretaria de Estado da Cultura recebe a exposição ‘Um minuto de silêncio para a natureza’, da artista plástica alagoana Julyane Ventura; a palestra ‘A sociedade sustentável’, que será ministrada pela coordenadora do Cine Ambiental do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Mirela Cavalcante; e, durante toda a semana, o espaço cultural receberá visitações guiadas com turmas de escolas públicas e privadas de Alagoas.

O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h.

Ações do documento