Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Museu Palácio Floriano Peixoto receberá visita de centenas de estudantes
20/05/2015 - 05h55m

Museu Palácio Floriano Peixoto receberá visita de centenas de estudantes

13ª edição nacional dos museus atrai alunos da rede pública e privada para o Mupa

Museu Palácio Floriano Peixoto receberá visita de centenas de estudantes

Os alunos conhecerão os espaços dedicados a contar a história de Alagoas e os memoriais em homenagem aos ilustres alagoanos Ledo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda; na foto abaixo, abertura da semana dos museus (Fotos: Arquivo Secom e Neno Canuto)

Teresa Machado

Mais de 600 estudantes das redes públicas e privadas de ensino visitarão o Museu Palácio Floriano Peixoto, durante a 13ª Semana dos Museus. O projeto, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), visa difundir as atividades dos equipamentos culturais e aumentar o fluxo de visitação. Este ano, o evento nacional, traz o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

A Secretaria de Estado da Cultura, realizou nessa segunda-feira (18), a abertura das atividades especiais em comemoração aos nove anos de criação do Mupa e a passagem do Dia Internacional dos Museus. O equipamento cultural reúne uma mostra de 16 obras da artista plástica alagoana Julyane Ventura. A exposição intitulada “Um minuto de silêncio para a natureza”, traz uma reflexão sobre sustentabilidade e subsistência.

 “O tema envolve a premissa de que estamos deixando a natureza se sacrificar para o nosso sustento, e mesmo em seu pior momento ela continua linda, de tirar o fôlego”, explicou Julyane Ventura. A exposição se estenderá até o dia 12 de junho.

Os alunos conhecerão os espaços dedicados a contar a história de Alagoas e os memoriais em homenagem aos ilustres alagoanos Ledo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda. Os estudantes também assistirão palestras socioeducativas sobre a transformação da natureza devido a ação do homem. “A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea. No âmbito sociocultural, envolve questões como o fortalecimento das tradições locais, da identidade e dos laços culturais. O Museu Palácio traz atividades para a conscientização da comunidade na construção de uma sociedade solidária e criativa, além de valorizar a cultura local”, afirmou a secretária Mellina Freitas.

Durante toda semana, os visitantes terão acesso a vídeos e conteúdos que ressaltam a importância da preservação da natureza. Na quarta-feira (20), a coordenadora do Cine IMA, Mirela Cavalcante, irá ministrar a palestra Sociedade Sustentável.

Ações do documento