» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Oficina de Consórcio reúne gestores municipais de cultura
01/06/2015 - 08h40m

Oficina de Consórcio reúne gestores municipais de cultura

Secretaria da Cultura realizou palestra no Governo Presente

Teresa Machado

Estabelecer um pacto e alinhar as políticas culturais nas regiões foram as propostas apresentadas durante a Oficina de Consórcios Intermunicipais, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, nesta sexta-feira (29), durante as ações do Governo Presente, em Arapiraca.

A secretária da Cultura, Mellina Freitas, declarou que o modelo de consórcio é respaldado por Lei e é utilizado para o desenvolvimento de projetos em diversas áreas.

"O consórcio contribui para o fomento de setor importantes, como é o caso da Cultura. Foi um momento de aprendizado muito importante para a formatação desse projeto, que trará benefícios para os municípios", disse.

O governador Renan Filho esteve presente na abertura do evento e destacou o avanços da Cultura. "Nosso Governo entende a Cultura como um dos pilares para o desenvolvimento do nosso estado. O lançamento de programas de estímulo às artes e a implantação da Lei de Incentivo à Cultura visam fomentar as diversas manifestações culturais de Alagoas", pontuou o governador.

A oficina foi ministrada pelo consultor da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Américo Córdula, no auditório do Sebrae. Quarenta gestores municipais de cultura participaram da palestra, que mostrou um modelo integrado para o desenvolvimento do segmento.

O consultor explicou que o consórcio é uma proposta unificada para os municípios, na busca de ampliar as ações e fortalecer as políticas públicas culturais, firmando parcerias e possibilitando a captação de recursos junto ao Governo Federal.

"No atual cenário de institucionalização das políticas de cultura, em especial com a implantação do Sistema Nacional de Cultura, as cidades de pequeno porte ainda encontram dificuldades para construir suas ações e, até mesmo, ter uma relação com governo federal e estadual para ter acesso a recursos. A implantação de consórcios beneficiam os municípios", frisou.

Durante o cronograma, os gestores participaram de dinâmicas de conhecimento, mecanismos e instrumentos legais, planejamento estratégico e administração do consórcio.

A oficina contou com o apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas e Prefeitura de Arapiraca.