» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pacientes da Apae participam de oficina com Dona Irinéia, Mestre do Patrimônio Vivo de Alagoas
17/11/2016 - 15h40m

Pacientes com deficiência intelectual fazem parte do Programa da Arteterapia da Apae Maceió

O artesanato quilombola foi tema da oficina oferecida pelo Programa Laboratório Vivo

Texto de Paula Nunes

Pacientes do Programa de Arteterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maceió, participaram da oficina de artesanato ministrada pela Mestre do Patrimônio Vivo, Dona Irinéia.

O expressivo artesanato quilombola foi tema da oficina oferecida pelo Programa Laboratório Vivo, realizada na quinta-feira (16), no Centro de Belas Artes de Alagoas (Cenarte), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O grupo é composto por uma equipe multidisciplinar de profissionais. Por meio do coordenador do Núcleo de Arteterapia, o terapeuta ocupacional Rodrigo Gonçalves, popularmente conhecido como Gilbef, os pacientes, que apresentam deficiência intelectual, puderam participar da oficina e aprender sobre essa arte milenar.

Rodrigo Gonçalves destaca que é muito importante a participação dos alunos nesse tipo de atividades fora da instituição e dos ‘settings’ terapêuticos, porque um dos maiores objetivo do programa é favorecer a autonomia e independência dessas crianças e adolescentes.

“Esses componentes, ligados aos aspectos sociais e cognitivos, são favorecidos de forma mais ampla e específica. Os pacientes puderam se ver fora do ambiente terapêutico, participando de uma oficina com uma mestra do patrimônio vivo. Isso foi uma vivência única e muito rica”, ressalta Gonçalves.

Terapeuta ocupacional e artista plástico

Em setembro deste ano, a exposição “Ato 1: Poderes Humanos”, de Rodrigo Gonçalves, abrilhantou o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), por meio do edital de Exposições Temporárias, lançado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secult, e faz parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas.