Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Pedro da Rocha lança documentário sobre pianista Joel Bello Soares
05/07/2017 - 08h05m

Pedro da Rocha lança documentário sobre pianista Joel Bello Soares

A carreira do concertista de 82 anos é o tema central do filme que será exibido para convidados nesta quinta-feira (6)

Pedro da Rocha lança documentário sobre pianista Joel Bello Soares

Joel é natural de Rio Largo e começou a estudar música em Maceió. Foto: Divulgação

Texto de Kelly Cordeiro

A vida e a obra do pianista, concertista internacional e professor alagoano Joel Bello Soares são temas do documentário “O Pianista do Sobrado” que será lançado nesta quinta-feira (6), no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).

 

O evento será às 19h30 e a direção do filme é do também alagoano Pedro da Rocha, que reuniu nesse trabalho toda a trajetória do pianista desde o lançamento do LP "Valsas, polcas e mazurkas - A música alagoana do início do século", em 1987, no qual Joel interpretou músicas de compositores locais, como Tavares de Figueiredo e Misael Domingues.

 

Joel é natural de Rio Largo e começou a estudar música em Maceió. Depois foi para o Rio de Janeiro, onde conseguiu uma bolsa do governo francês para estudar em Paris. 

 

Convidado pela Embaixada da Espanha, em Brasília, fez-se presente aos cursos de música de Santiago de Compostela, onde trabalhou música espanhola com Federico Mompou e Rosa Sabater.

 

Joel Bello fez apresentações nas Américas, Europa, África, Oriente Médio e também pelas principais cidades brasileiras. Sua primeira apresentação em Brasília aconteceu na Sala Martins Pena, o que marcou também o primeiro recital de piano na referida sala, em 1967, com renda destinada à Casa do Candango. Ele ainda lecionou na Escola de Música de Brasília, na qual colaborou na inauguração da atual sede, e escreveu o livro "Alagoas e seus músicos", um estudo biográfico sobre os músicos alagoanos. Além disso recebeu a Medalha da Ordem do Mérito da Presidência da República Portuguesa, e a Comenda dos Palmares do Estado de Alagoas.

 

Serviço:

Lançamento do documentário “O Pianista do Sobrado”, de Pedro da Rocha

Local: Rua do Sol, 382, Centro, na sede do IHGAL.

Data: Quinta-feira, 06/07

Horário: 19h30

Ações do documento