Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa Conecta Biblioteca oferece quatro vagas para unidades alagoanas
21/02/2018 - 11h15m

Programa Conecta Biblioteca oferece quatro vagas para unidades alagoanas

Projeto vai selecionar 108 bibliotecas públicas brasileiras para desenvolverem atividades que contribuam para minimizar desigualdade social pela leitura

Programa Conecta Biblioteca oferece quatro vagas para unidades alagoanas

Bibliotecas selecionadas estarão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil. Foto: Ascom/Secult

Texto de Júlya Rocha com Assessoria

Com o objetivo de fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas e incentivar o papel desses espaços no desenvolvimento de comunidades, o programa Conecta Biblioteca lançou uma nova convocatória para selecionar 108 bibliotecas públicas em todo o Brasil. O edital está disponível no sitewww.recode.org.br/convocatoria e as inscrições seguem até o dia 05 de março.

 

Este ano, estão sendo ofertadas quatro vagas para bibliotecas em Alagoas. “A disponibilidade dessas vagas é de extrema importância, já que trará inúmeros benefícios para Alagoas. As bibliotecas selecionadas estarão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil e serão estimuladas a desenvolverem atividades que contribuam para minimizar a desigualdade social através da leitura”, diz a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Almiraci Dantas.

 

É o segundo ano consecutivo que a ONG Recode e a Caravan Studios realizam uma intensa articulação para fomentar o uso desses espaços públicos a partir de uma escuta qualificada das demandas da população local.

 

A convocatória está aberta a bibliotecas públicas estaduais ou municipais situadas em municípios com até 400 mil habitantes ou Distrito Federal, com no mínimo 3 computadores voltados ao uso da comunidade e conectados à Internet. Também é necessário ter cadastro atualizado junto ao sistema nacional de bibliotecas públicas e sistemas estaduais.

 

Sobre o Conecta Biblioteca:

Realização da ONG Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas, espaços vitais para o desenvolvimento de comunidades. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas, estimulando-os a aprofundarem sua atuação como agentes de transformação. Adicionalmente, o Conecta Biblioteca visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

 

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o Programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Ações do documento