Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Programa federal Juventude Viva será retomado em áreas carentes de Maceió
07/08/2015 - 09h40m

Programa federal Juventude Viva será retomado em áreas carentes de Maceió

Governo vai implantar mais bases comunitárias que terão diversas atrações para a juventude

Programa federal Juventude Viva será retomado em áreas carentes de Maceió

Secretária-adjunta de Juventude, Morgana Tavares, e o major Alexandre Costa no local onde será instalado o Juventude Viva, no bairro da Cidade Universitária (Fotos: Ascom Selaj)

Maria Barreiros

O programa federal Juventude Viva vai ser retomado em Alagoas por meio de uma ação integrada de sete secretarias estaduais. O projeto Tenda da Juventude reúne atividades de diversas áreas do poder público em torno do jovem alagoano.

A primeira edição vai acontecer nos dias 2 e 3 de setembro, na Base Comunitária da Cidade Universitária – que será inaugurada no próximo dia 15 de agosto –, no bairro do Tabuleiro. De acordo com o coordenador do grupo gestor das bases comunitárias, major Alexandre Costa, até janeiro de 2016 diversos bairros de Maceió ganharão novas estruturas para beneficiar a juventude.

“Até janeiro de 2016, as regiões mais vulneráveis da nossa capital terão reforço de uma base comunitária, além das seis que já existem. E o projeto Tenda da Juventude acompanhará cada uma delas, com atividades de promoção à juventude. Os bairros contemplados são Bom Parto e Santos Dumont, e áreas de outros já beneficiados com as ações, como Benedito Bentes [desta vez próxima à Cidade Sorriso], Vergel do Lago, Jacintinho e a região de lançamento, que será a Cidade Universitária,” explicou o major.

 

A secretária adjunta da Juventude, Morgana Tavares, ressaltou a participação das secretarias de Estado da Educação; Saúde; Esporte e Juventude; Trabalho; Cultura; Prevenção Social à Violência; e Defesa Social e Ressocialização em diversas atividades para os jovens.

“Vamos proporcionar atrações durante a Tenda da Juventude para que os jovens conheçam o leque de oportunidades as quais têm direito e podem usufruir. Desde sessões de cinema, oficinas de grafitagem, ritmos de danças, palestras, campanhas de precaução na área da saúde e prevenção às drogas até a distribuição de lanches. Será produzida, ainda, uma cartilha com as ações que o governo disponibiliza para a formação do jovem alagoano,” completou a secretária.

Morgana Tavares e o major Alexandre Costa estão em campanha de mobilização, em visita às escolas do entorno e os locais onde serão implantadas as bases comunitárias, a fim de que estudantes e jovens participem efetivamente do projeto. Inicialmente, o Juventude Viva será implantado na capital alagoana e depois expandido para outros municípios.

Ações do documento