» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Projeto Somos traz as dificuldades e vitórias de pessoas com deficiência
04/04/2016 - 16h35m

Projeto Somos traz as dificuldades e vitórias de pessoas com deficiência

Documentário mostra personagens que contam suas histórias e a importância do apoio da família

Curta apresenta a história de vida e a autonomia sob a deficiência. assim como a bailarina Gabriela AmorimCurta apresenta a história de vida e a autonomia sob a deficiência. assim como a bailarina Gabriela AmorimDivulgação

Texto de Marcelo Nivaldo

O projeto Somos, da TVE Alagoas, exibe nesta segunda-feira (4), às 14h30, o terceiro documentário que mostra as vitórias e dificuldades enfrentadas por indivíduos com alguma deficiência. O Programa será reapresentado de terça (5) a sexta-feira no mesmo horário.

Com aproximadamente 13 minutos, o curta apresenta a história de vida e a autonomia da deficiente visual Mariana Sampaio e das cadeirantes Giovana Medeiros, que sonha em se tornar médica para ajudar outras pessoas, e Gabriela Amorim, que faz parte de um grupo de ballet.

Além de mostrar a realidade, o documentário mostra o apoio recebido no seio familiar de cada personagem, que, mesmo com as diferenças, conseguem conviver e superar as dificuldades e o preconceito. “É um desafio e aprendizado no dia a dia e procurando formas para fazer o melhor”, comentou a mãe da menina Giovana, Nadjane Moura.

Também participam do filme a arquiteta Regina Gonçalves que fala da acessibilidade dos ambientes sociais, e a antropóloga Nádia Meiner explicando sobre a inclusão social de pessoas com alguma deficiência.

A arquiteta Regina Gonçalves fala que para conviver com a diferença a sociedade precisa se educar. “Não tem outro caminho se não for a educação para aceitar as diferencias”, destacou Regina Gonçalves.

O filme mostra as capacidades, habilidades e o quão aguçados podem se tornar os outros sentidos dessas pessoas para conquistar a aceitação da sociedade e sua própria forma de ser. “Mesmo não sendo igual a todo mundo, não quer dizer que eu não possa paquerar e sair com minhas amigas, meu corpo sou eu, tenho que aprender a lidar com ele”, conta Gabriela.

Somos - é a nova atração da TVE Alagoas com estreia as segundas-feiras, às 14h30 e reprise de terça a sexta-feira, no mesmo horário.  Com dez edições de 15 minutos e formato de documentário, o programa tem como propósito mostrar a realidade que está presente no cotidiano de grupos ou pessoas que são discriminadas por suas diferenças de gênero, etnia e religiosidade.