Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Projetos atraem leitores para Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
06/04/2015 - 08h41m

Projetos atraem leitores para Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Atividades tornam a biblioteca um ambiente de lazer mais dinâmico

Projetos atraem leitores para Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos

Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos vem se tornando um ambiente dinâmico, buscando proporcionar a sua utilização com projetos criativos e que incentivam a leitura para crianças e adolescentes (Fotos: Ascom)

Daniel Borges

A falta de hábito de leitura é um grave problema para os brasileiros. Apesar disso, várias bibliotecas mostram que suas experiências estão aumentando o alcance de público na disseminação da leitura e do conhecimento. A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos é um exemplo delas.

O espaço vem se tornando um ambiente dinâmico, buscando proporcionar a sua utilização com projetos criativos e que incentivam a leitura. Diversas atividades estão sendo realizadas com o propósito de atrair o público, que passa a interagir com a informação de forma mais ativa. Entre elas estão a “Hora do Conto”, a “Biblio Tour” e o “Cordel & Prosa”.

A Hora do Conto é uma atividade voltada ao público na faixa etária de até 12 anos, com o intuito de formar cidadãos através da leitura. Durante a atividade é realizada a contação de histórias, brincadeiras de rodas com canções populares e a representação da história contada através de pintura e/ou desenho, que dá vida a Árvore dos Sonhos da biblioteca.

De acordo com a diretora da Biblioteca Pública, Almiraci Dantas, “o projeto determina a importância da leitura na vida da criança, incentivando-a a querer ouvir historinhas. Assim a biblioteca anda de mãos dadas com a família e a escola, tornando-se complemento no desenvolvimento social da criança, uma vez que ao ouvir será despertado o interesse de ler o que está escrito no livro”.

Poucos conhecem a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, o Biblio Tour propicia a população o conhecimento do palacete histórico. A atividade conta com uma explanação da história do prédio, apresentação dos setores e uma palestra sobre a importância do livro, leitura e biblioteca para a formação e desenvolvimento do cidadão. Também é realizada uma interação lúdica entre livros e visitantes.                                                    

“Expomos livros adequados com a faixa etária e os visitantes escolhem um para ler e depois dizer o que entendeu, tudo isso mesclado com música, vídeo, declamações de poesias e contação de história.”, destaca a diretora.

Durante o mês de março, o Biblio Tour recebeu mais de 200 participantes e 4 escolas da rede de ensino pública e particular.

Já o Cordel & Prosa inicia suas atividades na próxima quinta-feira (9). O projeto visa apresentar para a comunidade alagoana a literatura de cordel e repassar para as novas gerações o conhecimento guardado do cordelista e Patrimônio Vivo Jorge Calheiros. O público terá a oportunidade de conversar com o Mestre e aprender como fazer um cordel.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro de Maceió e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. O espaço conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas, pelo número 3315-7877.

O calendário com os dias e horários das atividades que acontecerão no mês de abril está disponível no endereço eletrônico http://bit.ly/1MAGFA7.

Ações do documento