Estado de Alagoas

Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Proler leva atividades culturais para abrigos de Maceió
20/06/2017 - 11h30m

Proler leva atividades culturais para abrigos de Maceió

Idosos do abrigo São Vicente de Paulo foram os primeiros adotados pelos jovens participantes do Proler

Texto de Ascom/Secult

Incentivar o hábito da leitura é o objetivo de mais uma edição do projeto Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), promovido pela Secretaria do Estado da Cultura (Secult). Por meio do projeto ‘Adote um Idoso’, estudantes de escolas públicas de Alagoas levam mais dignidade aos abrigos em Maceió, disseminando a literatura, com atividades de incentivo à escrita e à leitura.

 

O projeto demanda que os estudantes visitem um abrigo e adotem um idoso, sendo um tipo de guia, escrevendo e lendo cartas para eles. A ação foi elaborada pensando no bem-estar daqueles que, por muitas vezes, são esquecidos pela própria família e não conseguem mais ler, devido a problemas com a visão. Ao todo, o programa adotou 25 homens e 37 mulheres.

 

O primeiro abrigo atendido pelo projeto foi o São Vicente de Paulo, na parte alta de Maceió. No dia 13 de junho, estudantes da Escola Antídio Vieira prepararam uma apresentação para animar o Dia do Idoso.

 

A coordenadora do Proler em Alagoas, Mira Dantas, ressalta a importância da formação de novos agentes de cultura. “A atuação em prol do livro e da leitura é muito importante para a construção de novos leitores. Desde 2001, o nosso Estado participa ativamente do projeto”, disse a bibliotecária.

 

Mais informações sobre o projeto Proler podem ser obtidas pelos pelo telefone 3315-7877.

 

PROJETO ADOTE UM IDOSO

 

O projeto tem como objetivo promover a troca de conhecimento entre idosos e adolescentes, com o incentivo ao hábito da escrita e da leitura por meio de cartas. Além disso, proporciona aos alunos a sociabilização e compreensão das diversas fases da vida, por meio da convivência com os idosos da Casa Luiza Marilac e do Abrigo São Vicente de Paulo.

 

A ação é do Projeto de Incentivo à Leitura (Proler) e Rede de Leitura Inclusiva de Alagoas, em parceria com a Escola Estadual Bom Conselho, Escola Municipal Antídio Vieira, ESMAL, Semed e voluntários (professores, poetas, artistas, bibliotecários etc.) para dinamizar e incentivar a leitura em nosso Estado.

Ações do documento